Webinar Geoprocessamento MCDANo dia 22 julho foi realizado, em parceria com a Oficina de Textos, o webinar “Geração de critérios para o processo decisório com Geoprocessamento“, tendo como palestrante o professor do Centro Universitário Ritter dos Reis, em Porto Alegre (RS), Paulo Roberto Fitz, e com mediação de Alexandre Scussel.

Foram apresentadas as diferentes formas de tomadas de decisão no trabalho com dados no âmbito do geoprocessamento: metodologias como a monocritério, que otimiza apenas uma variável, ou a multicritério, que considera mais de um aspecto e avalia ações segundo um conjunto de dados, e que podem ser utilizadas no desenvolvimento da mesma.

O processo decisório adotado pelo palestrante foi a abordagem construtivista na qual se baseia o método MCDA (Multicriteria Decision Aid) em detrimento da racionalista (na qual se baseia o MCDM – Multicriteria Decision Making). Outros componentes desse método e outros incorporados à técnica são a geração e análise de mapas cognitivos, árvores de valores, pontos de vista, testes de independência, funções de valor etc., todos devidamente apresentados com exemplos práticos e teóricos pelo palestrante.

Com mais de 1.400 inscritos, o webinar teve no total 901 participantes, que levantaram questões e interagiram a todo momento. Alguns questionamentos foram gentilmente respondidos pelo professor Paulo Roberto, tais como:

A Metodologia MCDA pode ser aplicada em escalas municipais, como, por exemplo, para poços de  monitoramento?
Sim, pode ser aplicada a esse tipo de situação. É amplamente utilizada em âmbitos de serviços vinculadas às diferentes esferas de governo. A multidisciplinaridade, trabalham vários profissionais em conjunto, é uma realidade nesse aspecto, portanto, essa ferramenta pode ser amplamente explorada. Inclusive a MCDA pode direcionar reuniões de trabalho, antes dita “improdutivas ” a melhores resultados. É importante lembrar que a metodologia foi desenvolvida no âmbito da administração de empresas e engenharia de produção, portanto, encaixa-se em diferentes segmentos do mercado e surte resultados satisfatórios. Foi trazida para a área de geoprocessamento por ser bastante versátil e por proporcionar inúmeras possibilidades de adaptações.

Em sua opinião, qual seria a melhor metodologia: análise hierárquica analítica ou MCDA?
Desconheço a metodologia de análise hierárquica analítica. O enfoque foi dado na MCDA em virtude dos bons resultados que apresenta. Apesar de desconhecer, julgo que é possível juntas as duas. Há ainda outra metodologia que trabalha a hierarquização de critérios e pode ser vinculada na analise multicritérios. A MCDA faz uma análise mais global, mas produz a chance de trazer outros elemento externos. Por exemplo, na discussão sobre os procedimentos utilizados na apresentação (Emater), relativo às estradas da micro-bacia hidrográfica, uma das preocupação tira era pelo fato de terem sido construidas em áreas declivosas, gerando assim possíveis ravinas e voçorocas. Essas condições eram levadas a um segundo plano. Antes, estradas nunca haviam sido pensadas, não eram levadas em consideração.

Qual software você utiliza atualmente? Algum possui integração entre SIG e análise?
O Idrisi e o ArcGIS são utilizados. O inconveniente do ArcGIS são os módulos que devem ser adquiridos separadamente. Idrisi é interessante porque tem um viés mais acadêmico. O Macbeth pode ser utilizado para fazer as ponderações, diferenças de atratividade, pesos. Ou, como tenho feito atualmente, mesmo em planilhas eletrônicas são feitas as ponderações. É possível realizá-las nas planilhas e depois utilizar um software de SIG convencional na parte de tomada de decisão.

Existe um artigo/tese que congregue a metodologia do assunto, de maneira detalhada?
O livro “Apoio à decisão: metodologias para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas” de Leonardo Ensslin e a própria tese de doutorado “Geração de múltiplos critérios para apoio à decisão em dados geoprocessados. Um estudo de caso: a microbia hidrográfica de Inhandava, em Maximiliano de Almeida, RS” de sua autoria podem ajudar a entender melhor todo o processo.

Materiais disponíveis!

O MundoGEO já realizou, desde 2009, mais de 150 seminários online sobre os mais variados temas dentro das geotecnologias. Para acessar os arquivos – em formato pdf – e o vídeo deste e também de outros seminários online, acesse a página de Webinars MundoGEO.