Instituto GEOeduc promove treinamentos presenciais sobre Cadastro Ambiental Rural, Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Sistema de Gestão Fundiária em São Paulo (SP)

O GEOeduc – Qualificação sem fronteiras, instituto com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, convida toda a comunidade de geotecnologia e de geomensores a participar de treinamentos sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Sistema de Gestão Fundiária (Sigef). Todos os cursos vão acontecer em São Paulo (SP), entre os dias 12 e 16 de agosto.

Temas de fundamental importância para o país atualmente, em vista das recentes mudanças e maior agilidade trazidos pelo Incra para as atividades de Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais e da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em 2012, estes dois segmentos vêm gerando novas oportunidades para profissionais e empresas. Porém, por se tratar de mercados dinâmicos e em desenvolvimento, é necessário estar atualizado e capacitado para enfrentar as eventuais dificuldades e atuar com excelência.

Instituído pela Lei nº 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. O treinamento vai abordar o novo Código Florestal e os conceitos que envolvem o CAR, planos de regularização ambiental, compensação de área degradada, recomposição florestal, regularização de reserva legal, além da identificação de áreas de topo de morro e demais áreas de proteção ambiental, com a parte prática no software Quantum GIS.

O treinamento Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef vai contemplar os conceitos indispensáveis para o georreferenciamento segundo a 3ª Norma Técnica, lançada em 2013 pelo Incra, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. Também será demonstrado como gerar planta e memorial descritivo, acessar o site do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), requerer a Certificação e enviar as planilhas.

Já no curso Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) será mostrado como preencher planilhas com divisão de matrículas; criar o perímetro do imóvel utilizando as coordenadas disponibilizadas pelo Incra; quando e como requerer análise de sobreposição, cancelamento e retificação; demonstração e comentário dos principais erros cometidos no Sigef que geram cancelamento, etc..

A instrutora dos treinamentos será Margarete Maria José Oliveira, tecnóloga em geoprocessamento pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), instrutora de treinamentos teóricos e práticos nas áreas de montagem de processos, levantamento em campo utilizando GPS e RTK, CAR, etc., e atuante há mais de seis anos em montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil.

Agenda

• São Paulo (SP), Espaço Acctiva:
12 e 13 de Agosto – CAR: Legislação e Capacitação
14 e 15 de Agosto – Georreferenciamento: do Processamento ao Sigef
16 de Agosto – Curso Sistema de Gestão Fundiária (Sigef)

Inscrições

Quase 200 alunos já realizaram o curso sobre Montagem de Processos para Georreferenciamento

As inscrições podem ser feitas em cada curso separadamente, mas é oferecido desconto para quem se registrar em mais de dois temas. Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse http://www.geoeduc.com/categorias/cursos-presenciais/ ou entre em contato com o Instituto GEOeduc pelo email cursos@geoeduc.com, skype cursos.geoeduc ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o Instituto GEOeduc

geoeduc Georreferenciamento, CAR e Sigef são temas de cursos em São PauloO Instituto GEOeduc – Qualificação sem Fronteiras nasce com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia e reconhecida pela sua qualidade nos eventos, cursos e pesquisas que realiza. Com mais de 15 anos de de experiência em eventos de atualização profissional, em 2013 a empresa formalizou a criação de um setor especificamente voltado à Educação, com o lançamento de cursos online, presenciais e In Company, com mais de 500 alunos que já participaram nos treinamentos. O novo Instituto GEOeduc tem como missão gerar valor para os profissionais, equipes de colaboradores, acionistas, instituições, empresas e a sociedade, atuando na qualificação e atualização dos profissionais e na sustentabilidade do setor de geomática e soluções geoespaciais. Saiba mais em www.geoeduc.com.