Uma equipe de arqueólogos franceses está usando imagens dos satélites Pléiades para planejar uma expedição, ainda este mês, para a floresta amazônica do Peru, sobre as faixas de Paititi, uma antiga cidade perdida dos Incas.

O arqueólogo Thierry Jamin, especialista em cidades pré-colombianas e que, em 1998, descobriu um alinhamento de pirâmides em uma imagem Spot 2, utiliza regularmente imagens de satélites para suas expedições à América do Sul. Novamente, mas desta vez com uma imagem obtida pelos satélites Pléiades, Jamin confirmou a presença de um sítio arqueológico na selva amazônica.

Imagem Pléiades de 13 de junho de 2012 / CNES 2012 - Distribuição: Airbus DS

Uma montanha quadrada mostra sinais de habitação humana, incluindo terraços remanescentes, muros e faixas, claramente visíveis nesta imagem Pléiades de 13 de junho de 2012.

Para o oeste, dois lagos e um lago mencionado nos registros da invasão espanhola podem ser identificados. Segundo uma lenda, os Incas teriam enchido os rios com riquezas quando Cusco foi tomada pelos espanhóis.

Uma equipe, composta por Jamin, fará uma viagem de cinco dias a pé pela floresta amazônica para chegar ao local. A ortoimagem Pléiades ajudará a planejar a rota e organizar as investigações arqueológicas com a ajuda de um Sistema de Informações Geográficas (SIG).

A Airbus Defence and Space está fornecendo apoio técnico a esta equipe de exploradores que combina arqueologia e tecnologia espacial desde 1998.

Fonte: Airbus Defence and Space