A Organização das Nações Unidas (ONU) calculou a quantidade de edificações danificadas pelos ataques israelenses durante 17 dias, comparando imagens de satélite da região obtidas no dia 6 de Julho, dois dias antes do início da crise, e no último dia 25. Nos mapas também são indicadas as mesquitas, hospitais e escolas, algumas das quais se situam em áreas muito prejudicadas pelos ataques de Israel.

Imágenes de satélite muestra las destrucciones causadas por Israel en Gaza2
Funte: Unitar.org/RT

No mapa podem-se observar algumas regiões da cidade de Gaza, Toffah, Shija’ia y Shaaf. É visível que algumas pequenas cidades e povoados ficaram completamente destruídos. A quantidade total de estruturas danificadas é de mais de 1.500, das quais mais de 900 estão totalmente avariadas. Entretanto, os dados obtidos por satélite ainda tem que ser verificados em campo.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde de Gaza, a quantidade total de vítimas palestinas fatais é de, pelo menos, 1.031 e de cerca de 6mil feridos desde o início da ofensiva israelense, no dia 8 de Julho. Outros dados apontam que pelo menos 30 pessoas foram assassinadas desde então. Segundo a ONU, 167.269 palestinos foram retirados de suas residências e realocados em instalações da mesma. Quanto a Israel, foram mortos 53 soldados e três civis, entre eles um oriundo da Tailândia.

Veja esta e outra imagem da região em maior resolução: Imagem 1 e Imagem 2.