A Universidade de Belize (UB) está utilizando um drone modelo Parrot 2.0, fornecido pela Georgia State University (GSU), com o objetivo de recolher dados de modo a alimentar o Sistema de informação Geográfica (SIG) e  obter informações sobre os recorrentes eventos de inundação na região.

Drone na Universidade de Belize / Imagem: Amandala, Belize.

Pio Saqui, Reitor da UB, disse que a cada verão, desde 2010, a universidade americana Georgia State University (GSU) vem trazendo seus alunos para Belize para atividades de campo.

Ao todo 12 alunos trabalham no mapeamento de agricultura de cana, saúde e biodiversidade na barreira de recife de Belize, e também vêm registrando as percepções dos turistas acerca da segurança ao longo do Caribe.

Monitoramento das Inundações

Em seu primeiro voo, o VANT sobrevoou cerca de 100 metros do campus da UB para capturar imagens em alta resolução da área. Saqui disse que o dispositivo pode ser usado para mapear áreas  de acesso restrito.

O drone pode ser usado para monitorar enchentes e as imagens obtidas serão enviadas para um banco de dados. Com monitoramento ao longo dos anos é possível dizer, com precisão, como os fluxos da água e outros elementos podem afetar o desenvolvimento da região, tais como a expansão urbana ou o estabelecimento de projetos de habitação.

Segundo Cecy Castillo, presidente do Departamento de Ciências da Faculty of Science Technology (FST) da UB, o uso da tecnologia drone não só reforçará o atual curso de GIS oferecido na Universidade de Belize, expondo os alunos à tecnologia de ponta, mas permitirá que a Universidade possa expandir as suas capacidades de investigação.

Fonte: GIM International