Nas últimas reuniões do Open Geospatial Consortium (OGC) em Genebra, os membros  formaram o Grupo de Trabalho OGC Big Data Domain. Este grupo proporciona um fórum aberto para discussões e recomendações de padrões de interoperabilidade para Big Data, acesso e análise relacionados com a informação geoespacial. O fórum aberto incentivará o desenvolvimento colaborativo entre os participantes de diversas organizações e comunidades, e assegurará relações adequadas com outros grupos de trabalho relevantes, dentro e fora do OGC.

O grupo consolidará resultados em um wiki público para informar tanto aos membros do OGC quanto ao grande público, além de permitir feedback durante e depois da fase de edição. Um relatório será apresentado aos membros do OGC para publicação como um documento de Melhores Práticas.

Como os aplicativos baseados em localização e dados geoespaciais contribuem para o Big Data, o OGC fornecerá orientações sobre o uso de padrões  na gestão de dados. A função do OGC, portanto, é estabelecer uma posição abordando questões de Big Data, incluindo – mas não se limitando – a ciência, a execução, o valor de mercado, e os efeitos sociais.

Sobre o OGC

O OGC é um consórcio internacional de mais de 475 empresas, agências governamentais, organizações de pesquisa e universidades que participam de um processo de consenso para desenvolver padrões geoespaciais disponíveis publicamente. Padrões OGC apoiam soluções interoperáveis que “geo-habilitam” os serviços Web, sem fio e baseados em localização, e asseguram a sua generalização. Visite o site do OGC.

Fonte: OGC