Atividades da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) foram discutidas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nos dias 20 e 21 de agosto.

Reunião no Embrace/INPE

Cada estação da RBMC é composta por receptores GNSS (GPS+GLONASS) de dupla frequência e algumas delas já possuem sensores meteorológicos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como gestor do Sistema Geodésico Brasileiro, é o órgão responsável pela operação da rede ativa GNSS.

Participaram da reunião, nas instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do INPE, representantes do Incra, Cemig, Unesp, UnB, entre outras instituições.

Foram abordadas as novas estações integradas a RBMC em 2014, novos locais de densificação da rede, a integração de sensores meteorológicos, o arquivamento dos dados históricos e procedimentos de homologação, bem como a sua manutenção.

“A reunião teve como objetivo otimizar os esforços institucionais em benefício de todos, considerando que as informações produzidas pelas estações GNSS atendem desde as demandas do cadastro rural e ambiental, bem como diversas atividades de pesquisa desenvolvidas no INPE, como o estudo e monitoramento do clima espacial, feito pelo Embrace, e a previsão numérica do tempo, realizada pelo CPTEC”, informou Sonia Costa, do IBGE.

Fonte: Inpe