Foram divulgadas as primeiras imagens coletadas pelo WorldView-3, referente à cidade de Madri, na Espanha. Devido às restrições impostas pelo governo americano, a DigitalGlobe ainda não pode apresentar os dados de resolução de 30 centímetros, por isso foram compartilhadas as imagens de resolução 40 cm,  disponíveis para download.

As imagens com 30 centímetros de resolução permitem avaliações quantitativas do estado das redes rodoviárias – incluindo desgaste da superfície – e podem auxiliar no planejamento de manutenção.  Além disso, é possível distinguir diferentes tipos de aeronaves, seus equipamentos e recursos, avaliar o tipo de veículo e seu estado de conservação.

É possível identificar as mudanças ocorridas ao longo do tempo a partir da avaliação das diferentes cores e texturas – informações importantes para os tomadores de decisão na gestão de recursos naturais da Terra.

Madri, na Espanha. Imagem obtida pelo WorldView-3( Imagem: DigitalGlobe)

A resolução de 40 cm permite que contêineres individuais possam, facilmente, ser contados e medidos,tornando possível monitorar a atividade econômica e as tendências em vários portos marítimos, aeroportos, pátios ferroviários e outros centros de logística.

É possível monitorar a taxa de desenvolvimento e investimento em escala regional ou global. Isto inclui a taxa de construção, detalhes como materiais de construção, a refletância de piso superior e densidade populacional.

O sensor de Onda Curta Infra-Red (SWIR) multiplicará o valor das imagens WorldView-3, permitindo a detecção de minerais específicos e espécies de vegetação através de assinaturas não identificáveis a olho nu.

É possível fazer o download das imagens em extensão (.TIF) e (.JPEG)

Fonte: DigitalGlobe