Palco para 16 modalidades olímpicas, com a imensidão de 1,18 milhão de metros quadrados, o Parque Olímpico da Barra começa aos poucos a mostrar suas primeiras feições, mas ainda é um gigantesco canteiro de obras que, nem de longe, dá sinais de ser a principal estrutura dos Jogos de 2016.

Nessa corrida contra o tempo, são apresentadas as primeiras imagens de uma parceria feita entre a Airbus Defesa e Espaço e Globo para registrar, mês a mês, a evolução dos trabalhos na Barra da Tijuca, que envolvem cerca de três mil operários em turno integral.

As fotos inéditas de alta resolução serão feitas ao longo dos próximos dois anos pelos “satélites gêmeos”, Pléiades, que podem captar imagens em qualquer ponto do planeta, diariamente. O serviço é o GO Monitor, usado na indústria pesada e no agronegócio.

As primeiras imagens coletadas a pedido do Globo mostram uma nítida transformação na área do Parque Olímpico, embora as principais obras até agora não estejam aparentes. São subterrâneas, como, por exemplo, a da rede de drenagem.

Publicidade

A primeira foto foi feita em outubro de 2012, quando a pista do Autódromo de Jacarepaguá ainda dominava a paisagem. As estruturas do Parque Aquático Maria Lenk e da Arena da Barra eram visíveis. Ambas terão que ser readequadas, em um trabalho que sequer começou e terá de ficar pronto no último semestre de 2015.

Em fevereiro de 2013, já não havia mais pista, e a área do Parque Olímpico estava tomada pela terra. Na última imagem, de 31 de julho deste ano, o canteiro de obras já surgia, mas sem as principais estruturas previstas e que serão monitoradas: o centro de tênis, o velódromo, o centro de handebol, o centro olímpico de transmissão, o centro de mídia, o centro aquático e os três pavilhões esportivos.

Obras do Parque Olímpico serão monitoradas do espaço2
Imagem aérea mostra a obra em 18/02/2013, a 1.267 dias para os Jogos - Airbus Defence and Space / Divulgação
Obras do Parque Olímpico serão monitoradas do espaço3
Em foto de 31 de julho deste ano, a 736 dias para os Jogos, pode-se ver o canteiro de obras - Airbus Space and Defence / Divulgação
A obra do Parque Olímpico em 1/10/2012, a 1.404 dias para os Jogos - Airbus Defence and Space / Divulgação

Fonte: O Globo