Cursos com trabalho de campo serão oferecidos aos participantes do 5º Simpósio de Geotecnologias do Pantanal – 5º GeoPantanal. Os inscritos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em técnicas de mapeamento, análise espacial, análise de imagens, aplicação de sistemas, geoestatística, fluviomorfologia, sensoriamento remoto, entre outros temas. O evento oferecerá seis cursos compostos por aulas teóricas, sendo dois deles com exercícios práticos em campo.

GeoPantanal oferece capacitação em geotecnologias no campo
Oportunidade de associar conhecimento teórico à prática no campo (Foto: Embrapa)

Os treinamentos visam orientar pesquisadores, estudantes e profissionais que desempenham atividades científicas na região para o uso correto das tecnologias apresentadas no evento. O principal objetivo é reforçar a qualidade das atividades científicas promovidas no Pantanal, complementando a formação oferecida pela graduação das instituições que atuam no bioma.

“Uma das nossas principais motivações é transferir o conhecimento na área de geotecnologia, principalmente para os profissionais e estudantes. Queremos que as pessoas tenham esse contato com a região, porque uma coisa é olhar a imagem e outra é observar em campo; inclusive, os participantes pedem para ter mais dessa vivência”, explica o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária João Vila, presidente da comissão organizadora.

De acordo com Sandra Neves, presidente do comitê científico do simpósio, o conteúdo dos treinamentos é de caráter multidisciplinar e de interesse de profissionais, professores e estudantes que atuam nas áreas de cartografia, geografia, geologia, agronomia, ecologia, ciências biológicas, turismo, engenharias e outras áreas relacionadas aos recursos naturais e ao meio ambiente. A oportunidade de associar o conhecimento teórico à prática no campo é fundamental para quem usa as geotecnologias.

Dos seis cursos oferecidos, quatro ocorrerão em Campo Grande (MS), em 22 e 23 de novembro, das 8 às 17 horas, no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e dois na Base de Estudos do Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no mesmo período.

Um dos treinamentos na Base de Estudos do Pantanal capacitará os participantes à análise de imagens de alta resolução do satélite RapidEye, fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, e também no Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo conteúdo será focado na aplicação de geotecnologias com base na legislação.

Sensoriamento remoto aplicado aos estudos das mudanças ambientais no Pantanal será outro curso realizado em campo, e terá como foco as mudanças fluviais do bioma pantaneiro. A localização da Base contribui para um melhor desenvolvimento dos treinamentos, já que se encontra dentro do Pantanal, em uma das margens do rio Miranda.

Os interessados em participar dos cursos também deverão se inscrever no evento, pelo site: http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2014/. O 5º GeoPantanal tem como tema “Interação planalto e planície, sistema produtivo e sustentabilidade”. A organização é da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Fonte: Embrapa