MundoGEO e Editora Oficina de Textos anunciam um seminário online sobre Cartografia histórica e toponímia: unindo o passado e o presente pela geotecnologia. Com inscrições gratuitas, o webinar será realizado na próxima quarta-feira (10/9), a partir das 11h.

Este webinar abordará: Definição de Cartografia Histórica e seu conceito; Objeto da Cartografia Histórica; Definição de Toponímia, topônimos e geônimos; Associação e pesquisa da Cartografia Histórica e Toponímia com as geotecnologias: aplicações em SIG, Bancos de Dados de Nomes Geográficos, pesquisa em situ e pesquisa em Cartografia Histórica e Toponímia.

Com inscrição gratuita, este seminário é indicado a todos os pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação das áreas de Geociências e afins, bem como áreas técnicas (organizações públicas e privadas) que utilizam os conceitos para desenvolvimento de seus trabalhos.

O palestrante será Paulo Menezes, Oficial Reformado do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da Sociedade Brasileira de Cartografia, Vice-Presidente da Associação Cartográfica Internacional (ICA/ACI), Coordenador da Comissão/ Grupo de Trabalho Conjunto da União Geográfica Internacional (UGI) e da ICA em Toponímia e professor adjunto da UFRJ, onde é o coordenador do Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ (GeoCart).

Os participantes poderão interagir com os apresentadores, enviando suas questões através do chat. Após o webinar, serão enviados certificados de participação a todos que estiverem online na sessão.

A Editora Oficina de Textos está oferecendo um desconto exclusivo de 20% para os participantes deste webinar no livro “Roteiro de Cartografia”. Inscreva-se e receba o seu cupom: http://www.ofitexto.com.br/roteiro-de-cartografia/p.

Webinar: Cartografia Histórica e Toponímia: unindo o passado e o presente pela geotecnologia
Data: 10 de Setembro de 2014
Hora: 11h às 12h (horário de Brasília)
Inscrições: https://www2.gotomeeting.com/register/426669106

Seminários Online MundoGEO

A série de seminários online MundoGEO (webinars) foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários à distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.

Com mais de 120 seminários online realizados desde 2009, a MundoGEO tem média de 1.500 inscritos e 750 participantes por evento. Todos os webinars são gravados e os vídeos são disponibilizados poucas horas após o seminário, para que os participantes possam rever e também para os que não puderam conectar-se. Os arquivos – bem como a agenda dos próximos seminários online – estão disponíveis em www.mundogeo.com/webinar.