Evento sobre a utilização de Drones no Brasil abrirá a 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO, que discutirá também sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Laser Scanning 3D e Tecnologia RTK

Semana de Seminários MundoGEO 2014Atualmente os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) são responsáveis pela expansão e desenvolvimento da indústria aeroespacial mundial, com estimativas de grandes investimentos, saindo dos atuais 2,7 bilhões de dólares por ano para cerca de 8,3 bilhões até 2015. As possibilidades desta tecnologia são enormes, porém o uso civil ainda sofre com a falta de regulamentação do setor. Para oferecer um panorama atual e instruir sobre como obter os melhores resultados com a utilização de Drones em território nacional, a MundoGEO vai realizar, no dia 22 de setembro, o Seminário Online Drones & Vants, como parte da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014, e vai focar no aumento da produtividade nos levantamentos de dados. Pela primeira vez no Brasil, um evento irá discutir de forma totalmente online os temas mais relevantes e que estão em alta no mercado de geomática. Serão realizados cinco seminários totalmente online, um a cada dia, que mostrarão como as geotecnologias podem melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos de campo, instruindo e sugerindo discussões sobre os temas: Drones & VANTs; Cadastro Ambiental Rural; Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Laser Scanning 3D; e RTK.

Drones: Sistemas, Aplicações e Legislação

O Seminário VANTs & Drones vai apresentar a classificação dos Veículos Aéreos Não Tripulados por altura de voo e peso, novidades da legislação atual da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso comercial, importância dos componentes da aeronave, softwares para a navegação, sensores embarcados e perfil do piloto remoto. Além disso, especialistas apresentarão o potencial e resultados de aplicações desta tecnologia para usos civis.

Veja o programa completo:

14h às 16h: VANT: Sistemas, Aplicações e Legislação
• Luiz Alberto Cocentino Munaretto | DCA-BR
Esta palestra inicial irá instruir e mostrar conceitos gerais das operações com aeronaves não tripuladas, bem como aplicações operacionais de VANTs; principais sistemas e arquiteturas; sistemas de propulsão; tráfego aéreo; testes de VANTs; regulamentação atual no Mundo e no Brasil; certificações e processos relacionados com os VANTs; acidentes com VANTs, entre outros.

16h às 16h30: Qualidade posicional de dados VANT: comparação com LIDAR e câmera de grande formato
• Alexandre Moreno Richwin Ferreira | UnB
Esta palestra irá mostrar os resultados de um estudo de avaliação da qualidade posicional planimétrica de ortomosaicos obtidos a partir de VANT, bem como a calibração de câmeras de pequeno formato. Além disso, será demonstrada uma comparação de nuvens de pontos obtidas a partir de VANT, LIDAR e câmera de grande formato (Ultracam X), bem como na precisão altimétrica de modelos digitais de elevação derivados a partir de nuvens de pontos.

16h30 às 17h: VANT de asa-fixa para mapeamento e processo de certificação de aeronave
• Giovani Amianti | XMobots
Nesta palestra, realizada pelo Diretor Presidente da XMobots Aeroespacial e Defesa, serão mostradas experiências em operações legais com VANTs, conquistadas através da utilização com tecnologia já aprovada pela Anac. Além disso, será dem0nstrado uso de aeronaves não tripulada de asa-fixa para o setor de mapeamento e topografia de alta precisão.

17hàs 17h30: VANTs de asa fixa e rotativa: novidades tecnológicas, seus benefícios e principais aplicações
• Luiz Dalbelo | Santiago & Cintra Geo-Tecnologias
Nesta palestra serão apresentadas as características de VANTs de asa fixa e de asa rotativa, mostrando quais os benefícios e qual o mais indicado para as diferentes aplicações. Serão discutidas as tecnologias inovadoras embarcadas em diferentes aeronaves, que permitem auto grau de automação e eficiência na decolagem, no voo e durante o pouso.


Participe!

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em cada seminário ou em todos. Faça já sua inscrição no Seminário VANTs & Drones por apenas R$ 119,00 (cento e dezenove reais). Os participantes terão acesso à todos os materiais (arquivos pdf, vídeos e gravações) dos seminários, poderão interagir com os palestrantes via chat e concorrerão a um navegador GPS. Após o webinar, serão enviados certificados digitais de participação. Acesse a página da 1ª Semana de Seminários Online MundoGEO e saiba tudo sobre este novo evento!

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre a Semana de Seminários Online MundoGEO

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014. O tema geral da Semana será “+ Produtividade”, todas as apresentações terão como foco principal mostrar como as geotecnologias podem efetivamente melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos. Os participantes assistirão aos seminários em tempo real e poderão fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat online, na comodidade de seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocarem ou gastarem tempo e recursos com viagens e hospedagens. Para mais informações acesse https://mundogeo.com/webinar/ssm1.

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100 mil profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Este evento anual acontece sempre em São Paulo, e na sua recente edição reuniu mais de 4.550 participantes, de mais de 30 países, além de 185 palestrantes e 57 empresas expositoras.