zwcad-2015-lancamento-novas-funcionalidadesFoi anunciada para Setembro a nova versão do Software ZWCAD, o ZWCAD+ 2015, que promete trazer muitas novidades a este popular Software CAD compatível com o formato “DWG”.

Tradicionalmente, a utilização de preenchimentos de espaços vazios no desenho está limitado a padrões de texturas pré-definidos. Sempre que se pretende utilizar determinada textura, era necessário obtê-la por meio de download na Internet ou conhecer, mesmo que minimamente, alguns comandos de programação para a desenvolver você próprio. Com a funcionalidade Superhatch, isso já não é necessário porque este potente recurso permite-lhe trabalhar com vários tipos de objetos e utilizá-los como um padrão, tais como blocos, referências externas (XREF’s) e até imagens raster, aumentando muito as possibilidades e tornando as suas capacidades, no que diz respeito a grafismos, ilimitadas.

Depois de receber um arquivo com muitos recursos externos (XREF’s, imagens raster, fonts, etc.) pode acontecer que o arquivo principal não descubra a localização dos arquivos dependentes porque não foram colocados na pasta correta. A alternativa atual é reconfigurar todos os caminhos de todos eles. No ZWCAD+ 2015 isso passa a ser mais simples porque passa a ser possível detectar a ausência desses recursos, permitindo uma visão abrangente do conteúdo dependente do arquivo principal muito rapidamente.

Na próxima versão do ZWCAD, será possível integrar diretamente imagens provenientes do Google Earth. Esta funcionalidade permitirá integrar os seus projetos georreferenciados com as imagens oriundas deste popular recurso – muito utilizado por topógrafos, responsáveis por Sistemas de Informação Geográficos e Gestores Municipais, Arquitetos, Engenheiros Civis  e Urbanistas. Desta forma, os desenhos surgirão de uma forma mais precisa e com a qualidade máxima disponibilizada por este recurso gratuito que pode ser encontrado na Internet.

Os comandos de modelagem 3D LOFT e SWEEP estão de volta primeira vez desde que o ZWCAD adoptou o novo kernel em detrimento do desenvolvido pela Intellicad®. Com estes comandos a modelagem 3D é facilitada podendo ser utilizadas polilinhas na produção de peças em 3D complexas. Isto permitirá, por exemplo, executar de forma muito simples a modelagem de um terreno em 3D utilizando polilinhas abertas, dando origem a uma superfície; ou fechadas, cujo resultado final será um sólido.

Com o suporte para UNICODE, fica definitivamente resolvido um problema das anteriores versões do ZWCAD: a dificuldade em lidar com caracteres regionais. Este problema era muito frequente para quem lidava com caracteres como o “ç” ou exponenciais como o “²” ou ainda com simbologias como o “%%c” para simbolizar “Ø”.

Para maiores informações sobre o software, acesse o site da ZWCAD.

Com informações de ZWCAD Portugal