A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aderiu à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), através do Projeto GeoInfo – Modelo de Gestão da Informação Geoespacial. A adesão é uma estratégia da empresa, uma vez que o volume de informações que podem ser visualizadas no território estão distribuídas em diversas Unidades Descentralizadas da Organização e precisam ser abordadas por uma série de grupos de pesquisa. 

A ação é apoiada pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, do Ministério do Planejamento (SPI/MP) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que exercem, respectivamente, a Presidência e a Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Cartografia.

De acordo com Debora Drucker, coordenadora do projeto, a adesão da Embrapa à Inde é uma oportunidade para organizar os dados gerados e aperfeiçoar o processo de uso e compartilhamento das informações produzidas..

Inde

A Inde é um instrumento de gestão capaz de dar suporte ao monitoramento e avaliação das políticas públicas, sobretudo com a possibilidade de captar seu impacto no território. A plataforma tem como objetivo congregar todos os dados geoespaciais produzidos pelo governo federal em um único portal de internet, permitindo o uso racional das informações geográficas e a disseminação de uma cultura de visualização das políticas públicas no território.

Fonte: Ministério do Planejamento