Realizado em colaboração pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Consultative Group on International Agricultural Research(CGIAR), o relatório “Climate Change in Central and South America: Recent Trends, Future Projections, and Impacts on Regional Agriculture”traz uma visão geral sobre as implicações das mudanças climáticas na agricultura, com ênfase em aspectos dos impactos do clima nas principais culturas anuais ou perenes atualmente cultivadas em cada região.

Temperatura anual mundial (1901-2013) e as precipitações no período entre 1951 a 2012. Imagem: IPCC

Para o estudo, pesquisadores dos centros de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) e de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE investigaram a capacidade de modelos climáticos e os cenários gerados para fenômenos extremos, buscando compreender a confiabilidade das projeções.

O estudo mostra alterações climáticas entre as regiões das Américas Central e do Sul e conclui que tendências de elevação das temperaturas podem acelerar o ciclo das culturas. “Porém, a pesquisa agronômica também vem sendo desenvolvida com o intuito de buscar formas de adaptações para minimizar os efeitos adversos do clima”, comenta a pesquisadora Angélica Giarolla. “O conhecimento das exigências climáticas de cada cultura é importante para nortear estudos de adaptação frente às mudanças climáticas por compreender as fases mais críticas das plantas frente à ocorrência de eventos extremos”, conclui a pesquisadora.

“Trata-se de uma análise multidisciplinar sobre as mudanças de clima na América Central e do Sul, regiões de interesse do Programa de Pesquisa CGIAR sobre Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar (CCAFS)”, destaca o pesquisador José Marengo sobre o relatório.

Fonte: Inpe