usp-doutorado-pós-doutoradoA Universidade de São Paulo (USP) seleciona bolsistas para os níveis de Doutorado e PósDoutorado, nas modalidades tradicionais e sanduíche.

Para o nível de Doutorado, há diferentes linhas de pesquisa:

– Doutorado dentro do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes, com dedicação em tempo integral para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de Informações Espaciais, com enfoque nas técnicas de geoprocessamento para estudos de mobilidade urbana no município de São Paulo, sob a orientação do Professor Livre Docente José Alberto Quintanilha. Título do projeto de pesquisa: “Geoprocessamento para megacidades – Logística, sustentabilidade e o impacto na mobilidade no Município de São Paulo”.
– Doutorado Sanduíche com dedicação em tempo integral para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de Informações Espaciais, com enfoque nas técnicas de geoprocessamento para estudos sobre transporte urbano de carga no município de São Paulo, sob a orientação da Professora Doutora Mariana Abrantes Giannotti. Título do projeto de pesquisa: “Geoprocessamento para análise da acessibilidade e da mobilidade urbana e estimativa das emissões veiculares relativas à circulação de transporte de carga no município de São Paulo”.
– Seleção de candidato ao curso de Doutorado Sanduíche com dedicação em tempo integral para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de Informações Espaciais, com enfoque nas técnicas de geoprocessamento para estudos sobre os usuários vulneráveis (ciclistas e pedestres) do sistemas de transporte no município de São Paulo, sob a orientação do Professor Livre Docente José Alberto Quintanilha. Título do projeto de pesquisa: “Caracterização espacial dos acidentes de tráfego envolvendo usuários vulneráveis do sistema de transporte em São Paulo e em Roma”.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas no período de 15/09/2014 a 20/10/2014, no endereço eletrônico: http://www.ptr.poli.usp.br/. Além da inscrição os candidatos deverão entrar em contato com um dos docentes responsáveis pelo projeto de pesquisa: Prof. Dr. José Alberto Quintanilha (jaquinta@usp.br/Telefone: (+ 55 11) 3091. 5174) e Profª Drª Mariana Abrantes Giannotti (mariana.giannotti@usp.br/Telefones: (+ 55 11) 3091. 5173 / (+ 55 11) 3091. 5504).

Já para os programas de Pós-Doutorado, estão previstos os seguintes projetos de pesquisa:

Pós-Doutorado, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes, com dedicação em tempo integral para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de Informações Espaciais, com enfoque nas técnicas de geoprocessamento para estudos sobre transporte urbano de carga no município de São Paulo, sob a orientação da Professora Doutora Mariana Abrantes Giannotti. Título do projeto de pesquisa: “Geoprocessamento para análise da acessibilidade e da mobilidade urbana e estimativa das emissões veiculares relativas à circulação de transporte de carga no município de São Paulo”.
Pós-Doutorado, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes, com dedicação em tempo integral para desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de Informações Espaciais, com enfoque nas técnicas de geoprocessamento para estudos sobre os usuários vulneráveis (ciclistas e pedestres) do sistemas de transporte no município de São Paulo, sob a orientação do Professor Livre Docente José Alberto Quintanilha. Título do projeto de pesquisa: “Caracterização espacial dos acidentes de tráfego envolvendo usuários vulneráveis do sistema de transporte em São Paulo e em Roma”.

O candidato deverá providenciar a documentação para ingresso no curso de Pós-Doutoramento de acordo com as normas e diretrizes da Comissão de Pesquisa da EPUSP, disponíveis no endereço eletrônico: http://www.poli.usp.br/pt/pesquisa/programa-de-pos-doutorado.html. O início de vigência da bolsa de Pós-Doutorado ocorrerá somente mediante a aprovação do candidato selecionado por parte da Comissão de Pesquisa.