No dia 16 de outubro, quinta-feira, foi lançado, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o SIG de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações do Estado de Santa Catarina. O lançamento foi realizado pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio.

SistemaGIS-SantaCatarina-Desastres
Thales Sampaio e o chefe da Dimark, José Márcio Soares, durante o lançamento. Foto: CPRM

Elaborado em Sistema de Informações Geográficas, o SIG reúne as informações das cartas de suscetibilidade de 27 municípios de Santa Catarina, que constituem documentos cartográficos elaborados em atendimento à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com vistas à prevenção de desastres naturais, tendo por foco a orientação do ordenamento territorial em municípios sujeitos a processos do meio físico como: deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

Os estudos foram executados no âmbito do Programa de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do PPA-2012 a 2015, do governo federal, cujo objetivo é o desenvolvimento de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de áreas sujeitas a eventos de riscos naturais ou motivadas por ocupação urbana desordenada.

O projeto Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações dos 27 municípios de Santa Catarina foi desenvolvido sob a responsabilidade da geóloga da Superintendência Regional de Belo Horizonte e coordenadora executiva do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Sandra Silva.

O evento de lançamento, ocorrido no estande da CPRM na Fenagua, foi organizado pela Divisão de Marketing e Divulgaçao da CPRM (Dimark).

Fonte: CPRM