A SulSoft e a Exelis Vis anunciam a mais nova atualização para o software ENVI. A versão 5.2 traz funcionalidades inéditas que ampliam ainda mais a capacidade de análise e interpretação de dados geoespaciais/SIG, como suporte para vídeos georreferenciados: O SkySat-1 é o primeiro satélite que fornece não apenas imagens mas vídeo em resolução plena (“Full Motion Video FMV”), e o novo ENVI introduz o “FMV-Player” para visualização e processamento desses dados, apto também para vídeos produzidos com VANTs.

Outra novidade do ENVI 5.2 é a ferramenta de análise espaço-temporal que aproveita a informação de data/hora da aquisição das imagens através da leitura do metadado no momento da importação da imagem, permitindo análises precisas relacionadas à variabilidade temporal dos dados.

“A equipe da Exelis captou claramente as tendências do mercado de sensoriamento remoto/SIG, e colocou no ENVI 5.2 novas ferramentas que são fundamentais para aproveitar essa riqueza de novos formatos e metadados cada vez mais completos.” ressalta Michael Steinmayer, diretor da SulSoft. “Talvez não seja muito conhecido, mas a Exelis VIS, desenvolvedora do ENVI, faz parte do grupo Exelis, fornecedora do sistema ótico para os satélites IKONOS, GeoEye e WorldView, entre outros.

Esse conhecimento profundo das características específicas dos sensores se manifesta em algoritmos avançados, como implementados no novo módulo de cálculo de índices espectrais que, por exemplo, para dados WorldView-3 permite extrair 44 índices para as mais variadas aplicações em sensoriamento remoto.”