Automação no cadastro, normatização, tombamento e fiscalização do patrimônio cultural

A metodologia Ágil é uma realidade no mundo de desenvolvimento de softwares na iniciativa privada. Na Administração Pública, até meados de 2010, havia pouca iniciativa nesse novo paradigma de desenvolvimento, não por falta de vontade ou iniciativa dos servidores públicos, mas por possíveis restrições ou desconhecimento da compatibilidade dos princípios do Manifesto Ágil com os da administração pública, leis e normas que regem as contratações de empresas terceirizadas para desenvolvimento de softwares.

Entretanto, a má prática recorrente do não cumprimento de prazos nas entregas de softwares, ou até mesmo da entrega de artefatos de planejamento durante meses de projetos governamentais em detrimento do software integral, fez sucumbir a crença no sucesso de projetos de TI ou, no mínimo, forçou a comunidade pública a tentar novas técnicas ou metodologias, mesmo sem alterações no arcabouço jurídico.

No contexto do governo federal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na busca por maior eficiência dos serviços prestados a partir da adoção de métodos e tecnologias inovadoras, optou, em 2010, pelo desenvolvimento do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) a partir do uso da Metodologia Ágil, baseada no framework Scrum.

O projeto SICG iniciou em 2006 com a análise crítica dos procedimentos de identificação, reconhecimento e gestão dos bens culturais protegidos pelo Iphan. Os resultados apontaram para uma realidade institucional marcada pela ausência de automação nos processos de cadastramento, normatização, tombamento e fiscalização do patrimônio cultural, o que acarretava em uma elevada demora na produção de conhecimento e no seu uso para a gestão dos bens culturais, seja por meio de indicadores ou outros índices passíveis de monitoramento.

Quadro Burn-down demonstrativo do desenvolvimento do software

Este artigo faz parte da MundoGEO 78, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra o artigo Metodologia Ágil (Scrum) no setor público.