O SPRING, software livre desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ultrapassou em setembro a marca de 200 mil usuários e continua registrando novos downloads.

Destinado a aplicações de sensoriamento remoto e mapeamento, o SPRING é o Sistema de Informação Geográfica (GIS, na sigla em inglês) livre mais utilizado no Brasil por pesquisadores e estudantes. O sistema também é utilizado por milhares de usuários da Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Portugal, França, México, Peru, Índia, Venezuela, Itália, Chile e Alemanha, entre outros países.

Com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais, o SPRING pode ser utilizado em áreas diversas como agricultura, gestão ambiental, estudos de florestas, geografia, geologia, planejamento urbano e regional, entre outras.

Desde setembro de 2014, o GEOeduc oferece um curso, totalmente a distância, de Introdução ao Processamento Digital de Imagens (PDI) com prática no software SPRING. De forma teórica e prática, o curso apresenta as funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais no software SPRING. Através do ambiente virtual, o aluno completa as etapas do curso e produz seus próprios produtos cartográficos.

Conheça nosso ambiente de aprendizagem no Curso Online SPRING – Introdução ao PDI, através deste vídeo demonstrativo com os passos para a geração de Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI, na sigla em inglês): http://youtu.be/UihHIAP_lA4.

Eduardo Freitas,

engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com
@eduol