As aplicações, vantagens e desvantagens do uso de veículos aéreos não tripulados (vant), ou drones, na agricultura de precisão e no monitoramento de áreas degradadas serão apresentadas durante o 5° Simpósio de Geotecnologias do Pantanal – 5º GeoPantanal, que ocorre de 22 a 26 de novembro, em Campo Grande (MS). Bastante populares, especialmente em operações militares, os drones também vêm sendo muito utilizados em atividades de monitoramento da produção agrícola.

Drone coleta imagens de experimento de cana-de-açúcar / Nadir Rodrigues

Acopladas a câmeras e sensores baseados em sistemas de posicionamento global (GPS), as aeronaves são capazes de sobrevoar grandes extensões de terra, produzindo imagens e coletando dados com precisão e a um custo relativamente baixo.

Esse crescente interesse pelos drones deve-se ao potencial de uso, inclusive para a regularização ambiental de propriedades rurais, de acordo com João Vila, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e presidente da comissão organizadora do evento. “Queremos mostrar várias experiências que já estão ocorrendo no Brasil com a utilização dessas tecnologias e apresentar novas aplicações e campos de estudo”, afirma.

Por isso, em 25 de novembro, das 20h40 às 22 horas, será realizada uma mesa-redonda com especialistas no tema, coordenada pelo pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) Manuel Eduardo Ferreira. Participam os professores Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP) e Normandes Matos da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat), além de Cristina Prando Bicho, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O objetivo é discutir a necessidade de se melhor compreender o potencial e as limitações desses instrumentos em relação à qualidade dos mapeamentos realizados pela tecnologia. Diversos fatores podem influenciar na qualidade dos trabalhos, como as características físicas das plataformas aéreas, resolução dos instrumentos e sensores, tipos de alvos e condições atmosféricas do voo.

Os pesquisadores mostrarão os vários tipos de aplicações da tecnologia e resultados obtidos em diferentes culturas. Além disso, serão discutidos os desafios para implantação de um projeto em atividades de fiscalização de áreas mineradoras, monitoramento de áreas de preservação permanente (APP) e recuperação de áreas degradadas.

O 5º GeoPantanal tem como tema principal “Interação planalto e planície, sistema produtivo e sustentabilidade”. São organizadores do evento a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Fonte: Embrapa


De 24 a 28 de novembro vai acontecer a 2ª Semana de Seminários Online MundoGEO. Os assinantes da Revista MundoGEO terão acesso livro a todos os cinco seminários.

Aproveite a nova promoção de Natal! Assine a revista MundoGEO por 1 ano, ganhe mais 6 meses e só renove depois das Olimpíadas!

Confira a programação da 2ª Semana de Seminário Online: https://mundogeo.com/webinar/ssm2/index.html