Massa Falida da Boi Gordo coloca à remate a maior e mais valiosa propriedade da extinta empresa

As fazendas Realeza do Guaporé I e II, localizadas no município de Comodoro, em Mato Grosso (MT) serão colocadas à venda no próximo dia 11 de dezembro de 2014, às 14h00, com transmissão ao vivo do Canal do Boi, da Rede SBA, diretamente da Casa de Portugal, na capital paulista.

Trata-se da maior e mais valiosa propriedade rural da massa falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo. Com uma dimensão territorial que atinge 134 mil hectares, o equivalente à área urbana da cidade de São Paulo, a propriedade está avaliada, inicialmente, em R$ 395 milhões, porém, os valores de avaliação do imóvel serão atualizados até a data do leilão, com base na Tabela do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Serão aceitos lances para pagamento à vista e a prazo, e o maior lance será o vencedor, independente da forma de pagamento.

Segundo o síndico da Massa Falida, Dr. Gustavo Sauer, “é um leilão que se reveste de grande expectativa para os credores, pois o valor das propriedades que serão colocadas à venda supera o total obtido com todas as demais fazendas da massa falida que já foram leiloadas até hoje. Se for repetido o sucesso dos leilões anteriores, será possível efetuar o pagamento de parte dos seus créditos já no próximo ano”.

Ainda em relação à propriedade, outro destaque importante e inédito é a utilização de nova tecnologia para uma avaliação mais completa das terras. “Contratamos os serviços da Agrotools para unir geotecnologia e informação por meio de modernas ferramentas tecnológicas com o intuito de proporcionar maior segurança para quem compra e atingir um valor de mercado mais adequado. A geotecnologia adotada pela AgroTools complementa o trabalho do perito avaliador, e no caso das áreas de Comodoro, auxiliou na melhor divisão dos lotes que serão levados a leilão”, ressalta Sauer.

Maurício Mendes, diretor comercial da AgroTools Tecnologia GeoEspacial, explica que serão disponibilizadas aos interessados imagens de alta resolução que lhes permitam a visão mais completa possível das áreas a serem leiloadas. “Conhecimento sobre as características da propriedade como declividade, hidrografia, vias de acesso, uso do solo atual e do passado, questões ambientais, sua adequação à legislação ambiental, entre outros componentes serão disponibilizados. Entramos nesse processo para oferecer aos interessados melhores condições para que decidam pelas propriedades com segurança”, diz Mendes.

Com o objetivo de atingir um maior número de interessados, as propriedades foram divididas em nove lotes, de acordo com a vocação, havendo áreas aptas para a produção de soja e para a exploração de pecuária. Além de áreas de matas úteis para a compensação de reserva ambiental. A AgroTools também disponibilizará vídeos e imagens das fazendas para a divulgação do leilão, em conjunto com a Freitas Leilões e o Canal do Boi, da Rede SBA, empresa responsável pela transmissão do evento.

Últimos Leilões

Entre 2011 e 2014, outras onze propriedades da Massa Falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo foram a leilão e geraram um faturamento total de R$ 153.570.000,00. São elas a Fazenda Santa Cruz, as Fazendas Vale do Sol I e II, a Fazenda Aguapeí, a Fazenda Manacá, a Fazenda Chaparral, a Fazenda Buriti, as Fazendas Alteza I e II e a Fazenda Poconé, todas localizadas no Estado do Mato Grosso, além da Fazenda Realeza, situada no município paulista de Itapetininga.