Com o objetivo de melhorar a gestão ambiental do território, tendo em conta a conservação e o desenvolvimento sustentável, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) utiliza dados do mapeamento da vegetação do Geo-MS. Desenvolvido em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), o projeto permitiu obter um retrato da cobertura vegetal existente e apoiou a implantação de um sistema de informação georreferenciada.

Geotecnologias também facilitam planejamento ambiental do bioma. Foto: Myrian Abdon

Essa iniciativa adotada para monitoramento da cobertura vegetal e do espaço rural no Pantanal de Mato Grosso do Sul será demonstrada durante o 5º Simpósio de Geotecnologias do Pantanal – 5º GeoPantanal em palestra a ser proferida por Luiz Mário Ferreira, Sergio Luis Bianchini e Gislaine de Lima Brito Freitas, do Imasul. O evento será realizado em Campo Grande (MS), de 22 a 26 de novembro.

Outro exemplo de ação adotada no estado e que vai ser apresentada no simpósio é o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). O secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia de MS, Sérgio Seiko Yanomine, aborda essa ferramenta de planejamento estratégico que está sendo usada para orientar a ocupação adequada do território, compatibilizando as atividades econômicas, a conservação ambiental e a distribuição de benefícios sociais.

O ZEE recebe relevantes contribuições dos estudos de biodiversidade por meio de outro programa, o Biota-MS, que busca construir uma base integrada de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação para apoiar a gestão no estado. Os avanços obtidos no financiamento de diversos projetos e o mapeamento de serviços ecossistêmicos realizado são tema de palestra dos professores João Onofre Pereira Pinto e Fábio de Oliveira Roque, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Durante o 5º GeoPantanal ainda será abordado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Pedro Puttini Mendes. O CAR é um instrumento fundamental no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. A documentação permite ao produtor rural obter licenciamento ambiental, deduzir o imposto territorial referente à reserva legal, obter crédito rural após maio de 2017 e regularizar seu passivo ambiental.

O simpósio é promovido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A programação está disponível aqui.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente