Curso totalmente a distância aborda todas as etapas para o desenvolvimento e a criação de produtos cartográficos, a partir do software livre Google Earth

O Instituto GEOeduc tem o prazer de anunciar o lançamento de mais um curso online, totalmente a distância, para a comunidade de geotecnologias: Curso Online Google Earth para Professores e Pesquisadores.

Este novo curso – que integra o ambiente virtual de aprendizagem do Instituto GEOeduc – apresenta conceitos sobre a criação e elaboração de produtos cartográficos, a partir do software Google Earth, uma das ferramentas mais interativas disponibilizadas pelo Google, totalmente gratuita.

De forma teórica e prática, o curso apresenta tópicos, que vão desde os primeiros passos no Google Earth, até a edição avançada dos dados. Através do ambiente virtual, o aluno completa as etapas do curso e produz seus próprios produtos cartográficos.

“Lançado em 2004, o Google Earth revolucionou a forma como nos relacionamos com os mapas online”, afirma Eduardo Freitas, coordenador de cursos do Instituto GEOeduc. “Este curso é uma ótima oportunidade para qualquer pessoa interessada em usar o Google Earth como ferramenta pedagógica, seja para o ensino de crianças, adolescentes ou adultos”, conclui.

Ao todo, o curso online de Google Earth, foi programado para no mínimo 8 horas de estudo, sem contar os acessos aos conteúdos complementares (artigos, tutoriais, webinars, etc.).

No curso online de Google Earth para Professores e Pesquisadores você verá os seguintes tópicos

• Apresentação
– Introdução
– Estrutura do Curso
– Objetivos Pedagógicos
– A “Terra” de acordo com o Google

• Iniciação no Google Earth
– Instalação
– Ambiente-se: configure a sua própria janela do mundo
– Oriente-se: Localizar-se pela Latitude e Longitude
– Navegue pelo mundo com os seus dedos

• Ferramentas do Google Earth
– Introdução
– Medir distâncias
– Criação de áreas de influência (buffers zones)
– Mostrar imagens históricas
– Alterar ângulo de inclinação do sol
– Visitar outros planetas

• Crie o seu próprio mapa com Google Earth
– Introdução
– Arquivos KML
– Criação de pasta de arquivo
– Criação de pontos de referência sobre os Mapas
– Criação de Caminhos e Polígonos
– Georreferenciamento de mapas em formato imagem (matricial)
– Criação de apresentações automáticas de conteúdos cartográficos

• Navegue com os seus dados GPS
– Introdução
– Tipo de dados GPS
– Carregamento de dados GPS no Google Earth
– Análise espacial de identificação de pontos dentro de áreas
– Introdução da 4º dimensão nos ficheiros KML
– Ligação em tempo real do GPS ao Google Earth

O autor do curso é Luis Antunes, Engenheiro Geógrafo, instrutor do Instituto GEOeduc. Para mais informações e inscrições acesse o site http://www.geoeduc.com/produtos/curso-online-google-earth-para-professores-e-pesquisadores/ ou entre em contato com o Instituto GEOeduc  pelos telefones (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848.

Sobre os Cursos Online GEOeduc

Os Cursos Online GEOeduc têm como objetivo suprir uma demanda do mercado por treinamentos com conteúdo teórico e prático de qualidade, ampla interatividade entre alunos e tutores, além de contar com instrutores certificados, e material didático com conceitos e complementos.

Fonte: GEOeduc