Características e diferenças técnicas de sensores ópticos, radar e laser embarcados em VANTs/Drones, aviões e satélites. Este é um dos temas previstos na programação da 2ª Semana de Seminários Online, dirigida à capacitação e atualização na área de geotecnologias, que acontece de 24 a 28 de novembro. A Embrapa Monitoramento por Satélite é apoiadora do evento, organizado pela MundoGeo.

Imagem de Satélite de área de soja, com correção atmosférica pelo modelo de transferência de radiação. Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite

O seminário é realizado inteiramente online, de forma interativa. Os participantes inscritos podem assistir às apresentações em tempo real e fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat. No dia 24, o supervisor de projetos da Embrapa Monitoramento por Satélite Luiz Eduardo Vicente vai apresentar aplicações e métodos de otimização e processamento de dados multissensores, frente a gama de opções inovadoras de tecnologia disponível.

O objetivo é fornecer perspectivas de aplicações de cunho tanto qualitativo quanto quantitativo para diversas demandas de mercado e pesquisa, como o mapeamento de uso e cobertura da terra, monitoramento de culturas e de vegetação e a identificação de compostos bioquímicos e minerais baseados em sensoriamento remoto. “A proposta é estabelecer um painel mínimo do que existe e está por vir em termos de plataformas estratégicas em sensoriamento remoto, com o objetivo de subsidiar tomadores de decisão, técnicos e pesquisadores em processos decisórios de médio e longo prazo”, afirma.

O evento vai abordar também a aplicação de ferramentas e técnicas para gestão ambiental, soluções GIS utilizando os ambientes Web e nuvem e a integração com conceitos de Big Data, modelagem 3D e tempo real, usos da plataforma Google Maps e técnicas e conceitos para ferramentas e soluções geoespaciais.

Além da Embrapa, também participam da 2ª Semana de Seminários Online representantes de empresas privadas e universidades. A 1ª edição do evento aconteceu em setembro e reuniu mais de 500 pessoas. Detalhes da programação e inscrições podem ser feitas no endereço: https://mundogeo.com/webinar/ssm2.

Por Graziella Galinari
Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite

Benefício para Assinantes

Todos os assinantes da revista MundoGEO terão direito a participar, sem custos, da 2ª Semana de Seminários Online. Este é um benefício exclusivo para assinantes da revista MundoGEO impressa, e quem assinar a revista nos próximos dias também poderá utilizar o benefício e assistir os cinco seminários de forma totalmente gratuita. Acesse o link a seguir e faça parte do clube de assinantes MundoGEO: http://loja.mundogeo.com/p/791.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.