Seminário online nesta terça-feira mostrará como usar com eficiência dados geoespaciais, imagens e análise espacial para aplicações ambientais. Assinantes da revista MundoGEO podem participar sem custos

Técnicas e dados geoespaciais são peças fundamentais para promover a gestão do meio ambiente. Porém, profissionais e empresas muitas vezes têm dificuldade em usar com eficiência dados geoespaciais, imagens e técnicas espaciais para impulsionar seus resultados. A fim de explicar como utilizar corretamente e aproveitar todo o potencial do sensoriamento remoto e das soluções GIS na gestão de bacias hidrográficas, análise de impacto ambiental e monitoramento da cobertura vegetal, a MundoGEO vai realizar, no dia 25 de novembro, o Seminário Meio Ambiente, como parte da 2ª Semana de Seminários Online MundoGEO.

A MundoGEO inaugurou em setembro de um novo formato de evento, dirigido à capacitação e atualização na área de geotecnologias de forma inteiramente online, sem a necessidade de deslocamentos e com espaço exclusivo para interação entre instrutores e participantes. Após o sucesso da 1ª edição da Semana de Seminários Online, que reuniu mais de 500 pessoas, a MundoGEO tem o prazer de anunciar a 2ª Semana de Seminários Online. Totalmente interativos, cinco novos seminários serão realizados, com espaço e tempo exclusivos para que todos os participantes façam perguntas e tirem todas suas dúvidas diretamente com os instrutores e palestrantes. Os temas da 2ª Semana de Seminários Online serão: Imagens, Meio Ambiente, Cloud GIS, Google Geo e ArcGIS. Para participar, basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Gestão ambiental com eficiência

O seminário online sobre Meio Ambiente, no dia 25 de novembro, vai mostrar como utilizar corretamente e aproveitar todo o potencial do sensoriamento remoto e das soluções GIS para aplicações ambientais. Além disso, especialistas irão demonstrar resultados e casos se sucesso de aplicações de ferramentas e técnicas geoespaciais. Veja o programa do seminário:

14h às 16h: Projetos de SIG na Gestão Ambiental e Territorial: Princípios, conceitos, usos e tendências
Esta palestra irá abordar: Conceito geral do Geoprocessamento; O Geoprocessamento na Análise Ambiental; Aplicações ambientais: Levantamentos ambientais; Diagnósticos ambientais; Prognósticos ambientais; Eficiência em projetos ambientais; Estudos de caso das aplicações.
• Antônio Morelli Arruda Júnior | Especialista, Consultor
Graduado em Ciências Biológicas, possui especializações em Meio Ambiente (2000) pela USP São Carlos, em Geoprocessamento pela UFSCar (2001), especialização em Geoprocessamento pela Poli-USP e mestrado em Ciências Agrárias pela ESALQ-USP, de Piracicaba. É auditor sênior certificado pelo IEMA (Institute of Environmental Manegement & Assessment) e atuou como gerente de projetos e produtos em empresas do setor de imagens de satélite como Imagem, Spot Image e Santiago e Cintra. Presta consultorias agroambientais, projetos de mapeamentos e agrícolas e ambientais para grupos do setor sucroalcooleiro, bancos, fundos de investimento, consultores agropecuários e prefeituras.

16h às 16h45: Modelos Ambientais + Modelos de Dados Geográficos: Como Modelar o Seu Problema
• José Augusto Sapienza Ramos | Labgis Extensão, UERJ
Pesquisador e coordenador-técnico no Laboratório de Geotecnologias da UERJ (LABGIS) e como consultor de projetos técnico-científicos. Dos projetos atuantes, já participou de atividades na área de logística, planejamento, acessibilidade e planejamento de serviços junto a órgões públicos e empresas. Ministra cursos de Geomarketing, Qualidade de Dados Geográficos, Geoestatística, Análise Espacial, entre outros na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua formação acadêmica é na área de Engenharia e Ciência da Computação e possui autoria em diversos artigos científicos.

16h45 às 17h30: Potencialidades das ferramentas livres de análise espacial para o gerenciamento ambiental
Nesta palestra será esclarecido o conceito de gerenciamento ambiental que se manifesta dentro do escopo da gestão ambiental. Serão abordadas e exemplificadas as potencialidades dos softwares livres de análise espacial nas três frentes: Sensoriamento Remoto, SIG-Web e SIG.
• Arthur Paiva | Especialista, Consultor
Consultor e instrutor no instituto GEOeduc. Graduando em engenharia cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui 3 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Abordando assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental e diversos outros temas geográficos.Trabalhou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Experiência na área de agrimensura, no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) com seu pós-processamento e topográficos, com o uso do Laser Scanner fixo e Móvel (acoplado em automóvel) e seus respectivos softwares.

Os participantes da 2ª Semana de Seminários Online terão acesso à todos os materiais (arquivos pdf e gravações) dos seminários, poderão interagir com os palestrantes via chat e concorrerão a cinco navegadores GPS. O investimento na inscrição para o Seminário Online Meio Ambiente é de R$ 99,00 (noventa e nove reais). Após a Semana de Seminários, serão enviados certificados digitais de participação.

Benefício para Assinantes

Todos os assinantes da revista MundoGEO terão direito a participar, sem custos, da 2ª Semana de Seminários Online. Este é um benefício exclusivo para assinantes da revista MundoGEO impressa, e quem assinar a revista nos próximos dias também poderá utilizar o benefício e assistir os cinco seminários de forma totalmente gratuita. Acesse o link a seguir e faça parte do clube de assinantes MundoGEO: http://loja.mundogeo.com/p/791.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre a Semana de Seminários Online MundoGEO

A Semana de Seminários Online é um evento pioneiro, realizado de forma totalmente online, que visa suprir a demanda por atualização profissional entre a comunidade de geotecnologias do Brasil. Os participantes podem assistir aos seminários em tempo real e fazer perguntas e comentários aos palestrantes via chat online, na comodidade de seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocarem ou gastarem tempo e recursos com viagens e hospedagens. Para mais informações acesse https://mundogeo.com/webinar/ssm2.