A DroneMetrex, fabricante dos TopoDrones – sistema não tripulado de mapeamento fotogramétrico, apresentou uma solução para  mapeamento georreferenciado com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone). 

A vantagem desta solução oferecida pela DroneMetrex é que ela engloba o Post Processed Kinematic (PPK). Isto se deve, segundo Tom Tadrowski, diretor da DroneMetrex, ao Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK) que apresenta problemas de distância, por estar limitado à faixa de telemetria e outras interferências por rádio frequência (terreno, vegetação, edifícios e condições atmosféricas, por exemplo).

A precisão RTK reduz conforme a distância aumenta. Se a perda de frequências de rádio ou de telemetria durante o voo acontece, podem ocorrer falha nos dados o que comprometerá a exatidão de toda a execução do voo.

Um componente importante da solução PPK oferecido pela DroneMetrex é um receptor GPS de alta precisão a bordo do TopoDrone que registra de forma independente as coordenadas do drone para cada posição da foto.

Como resultado desta abordagem da DroneMetrex os usuários poderão mapear com sucesso áreas significativamente maiores com tipos difíceis de terreno (densas florestas, zonas costeiras e áreas de mineração), sem quaisquer pontos de controle.