Para promover a disponibilidade, divulgação, utilização e compartilhamento de dados abertos e informação geográfica de interesse nacional, o Conselho  do INEGI, órgão equivalente ao IBGE do Brasil, concordou com a criação da Comissão Técnica Especializada em Dados Abertos. Os termos da liberação destes dados. foram divulgados no “Diário Oficial de la Federación”, equivalente ao nosso Diário Oficial, no dia 4 de dezembro.

Bandeia México-Dados geográficos abertosA  norma estabelece que, para serem considerados Dados Abertos, a informação de interesse nacional deve ter, pelo menos, os seguintes atributos: ser pública, gratuita, não discriminatória, abrangente, oportuna, permanente, livre para usar e estar em formatos abertos e inteligíveis. Da mesma forma, a norma garante a proteção de informações sigilosas ou pessoais.

Os Dados Abertos do México serão divulgados em uma base contínua e de acordo com as datas estabelecidas no calendário nacional, aprovado pelo Conselho de Administração do INEGI, assim como estabelecido pela Lei Nacional de Estatística e de Informações Geográficas (SNIEG).

Boa notícia para a comunidade OpenStreetMap…

“Já estamos nos organizando, com a comunidade OpenStreetMap, para proceder à importação dos dados deste mapa de grande qualidade, já que ele foi objeto de uma atualização precisa em 2010 e contém os números das casas, o que permitirá ao OpenStreetMap ter uma busca de endereços de grande qualidade” diz Andres Ortiz, membro ativo da comunidade OpenStreetMap mexicana.

“Estamos entusiasmados com o exemplo que o México constitui em nosso continente”, diz Vitor George, um dos colaboradores pioneiros do OpenStreetMap no Brasil. “Estes dados poderão melhorar a qualidade do OpenStreetMap, beneficiando a comunidade local, e a ação deve estimular órgãos brasileiros como o IBGE, os Correios e outros a distribuirem seus dados abertamente. É um movimento lógico, considerando-se que estes dados foram coletados com dinheiro público, e é justo que todos tenhamos acesso. ”

“Nosso objetivo é que, inclusive, os órgãos não só liberem os dados para a comunidade, mas participam do esforço em carregar estes dados no OpenStreetMap. Isto porque o OpenStreetMap é a maneira mais universal de divulgar dados cartográficos hoje. Alguém que precise de um mapa do Brasil, na França, na Malásia ou na Rússia, não conhece o site do IBGE, mas conhece o OpenStreetMap” Diz Thierry Jean, outro colaborador da comunidade OpenStreetMap em São Paulo.

Para mais informações, acesse o termo de uso dos dados cartográficos no site do INEGI.