Já passamos da época em que as construções e edificações passavam batido na fiscalização pública, especial e principalmente aquelas localizadas em áreas de risco ou proximidades a áreas de preservação. Todo mundo sabe que a prerrogativa para uma obra é o seu licenciamento ambiental, realizado por um profissional habilitado e aprovado pela justiça.

Mas se eu sou uma pessoa (física ou jurídica) interessada em realizar um empreendimento qualquer em determinado local, quem eu procuro? Qual profissional é o mais capacitado a fazer isso?

Para encontrar a resposta precisamos fazer as perguntas corretas, por isso, precisamos começar nos perguntando o que é esse negócio de licenciamento ambiental.

O reforço a respeito do que se trata licenciamento ambiental é sempre importante, tendo em vista que no mundo das atividades ambientais ainda existe muita confusão entre as definições de licenciamento, licença, laudo de impactos e estudos ambientais. Muita gente continua considerando  todos o mesmo conceito, seja porque entrou na área ambiental sem nenhuma formação prévia, seja porque a área ambiental é apenas uma área afim e não se aprofundou em conhecê-la, julgando estar apto para lidar com ela, ou, infelizmente, porque a instituição de ensino não se preocupa em trabalhar essas definições. Para mais informações a respeito do que são, cada um desses processo, consulte a resolução do Ministério do Meio Ambiente, disponível no link abaixo:

http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html

Habilitação Múltipla e o Perfil do Profissional

As normativas de um licenciamento ambiental são exclusivas do IBAMA e portanto não pertencem a nenhuma Autarquia Profissional ou Conselho Federal. Em termos práticos, não é CREA, CRBIO, nem nenhum outro órgão federal ou regional que regulamentam a prática do Licenciamento Ambiental. Os profissionais que realizam atividades para licenciamento, podem ser egressos de diversas áreas de formação (pois o ato de licenciar efetivamente não é nenhum profissional que faz, mas o próprio órgão), cabendo a eles ter o domínio na elaboração dos levantamentos e na formulação dos textos. Após isso, o estudo é entregue ao órgão ambiental competente que, a partir do que recebe, licencia (ou não) a localização em questão.

A participação do GEOeduc na formação de profissionais que atuem na área

Não basta simplesmente repassar conteúdo, o Instituto GEOeduc se preocupa em preparar e preparar bem seus alunos. Recentemente, foi lançado na loja do instituto o curso de Análise Espacial para o Licenciamento Ambiental – Prática em QGIS. Criado pensando na multiplicidade de profissionais que possam ter interesse na área, o curso visa ensinar os principais conceitos que envolvem o licenciamento ambiental e se aprofundar nos estudos de análise espacial.

Acesse agora mesmo o link do produto e tenha acesso ao descritivo completo da grade curricular. Aproveite também para assistir uma aula demonstrativa, que lhe permitirá conhecer melhor o ambiente de aprendizagem!

Fonte: GEOeduc