Empreendedores do setor no Brasil opinam de forma surpreendente e sincera. Fazendo uma radiografia do mercado, sugerem mudanças, apontam tendências e fazem críticas construtivas ao atual modelo brasileiro de desenvolvimento

No Anuário 2015 de Geomátca e Soluções Geoespaciais, 14 empresários do setor apresentam, com mais de 60 empresas, um conjunto muito rico de visões para quem quer entender melhor o mercado e saber o que pode ser feito para nosso país crescer muito mais e levar junto o mercado geoespacial. As opiniões se dividem, entre outros pontos,  em criticar a excessiva carga de impostos para equipamentos e serviços, a arcaica legislação do setor de mapeamento e a demora no lançamento de regras para o uso de Drones para fins comerciais.

De forma crítica, destaco a forma de contratação pública de serviços especializados a partir de análises predominantemente ligadas a preços e distantes da questão da qualidade e garantia da conclusão do trabalho no prazo. Um ponto citado pela grande maioria dos empresários está relacionado às constantes decepções com o ainda baixo investimento governamental nos projetos de infraestrutura. Muitos usaram números para comprovar não só a demanda reprimida mas também a falta de educação qualificada.

Tudo isso provoca uma baixa produtividade nos projetos ligados a infraestrutura, pois não se investe na atualização profissional e nos novos lançamentos tecnológicos. Desta forma, fica difícil de produzir melhor, otimizar prazos e gastar menos na execução dos projetos, situações que seriam possíveis caso os investimentos em tecnologia fossem feitos pelos que executam e monitoram as obras.

Finalmente, houve também ponderações sobre a inexistência de pesquisas de mercado que forneçam dados do mercado, tanto de demanda quanto de oferta, além do desconhecimento do índice de empregabilidade da indústria geoespacial. Esta falta de informações contribui para uma baixa força politica do setor, quando há necessidade de reivindicações junto ao Governo.

Neste Anuário, além dos depoimentos dos empresários e da lista de empresas, estão disponíveis alguns resultados de enquetes elaboradas pelo Instituto GEOeduc, criado em 2014 com foco em educação online e pesquisas do setor.

Vários empresários citaram que o Brasil necessita urgentemente de lideranças – nos níveis municipal, estadual e federal – que pensem no futuro com uma visão estratégica mais ampla, a fim de beneficiar toda a sociedade e que não mantenham visões partidárias e ideológicas curtas, que garantem benefícios a curto prazo apenas para minorias.

Capa Anuário 2015 de Geomátca e Soluções Geoespaciais

Vem aí a DRONE#Show 2016!

A MundoGEO vai realizar a primeira edição da feira Drone#Show, simultaneamente ao evento MundoGEO#Connect 2016, em maio, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP). A criação deste novo evento foi baseada na crescente sinergia existente entre a comunidade geoespacial e os usuários de Drones. A Drone#Show 2016 terá, além da feira, atividades técnicas, como cursos e seminários, que vão mostrar como utilizar a tecnologia e apresentar as inúmeras aplicações profissionais que podem ser empregadas com base nos dados gerados pelos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos por drones.

Esperamos que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) libere nos próximos meses a regulamentação para uso comercial dos vants, para que este mercado cresça no Brasil. O foco da Drone#Show 2016 será destacar as importantes aplicações das aeronaves não tripuladas para mapeamento e monitoramento, com foco nas áreas de mineração, segurança, infraestrutura, meio ambiente, construção, agricultura de precisão, serviços de emergências, entre outras.

A feira irá mostrar os modelos nacionais e importados de vants, além da inteligência embarcada para navegação e dos sistemas para coleta e processamento dos dados. O evento também debaterá os modelos de negócios das aplicações potenciais dos vants, que prometem revolucionar as áreas de entretenimento, publicidade, jornalismo, serviços de entregas e vigilância em espaços urbanos.

Fotos de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs)

 

Emerson Zanon Granemann

Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher do MundoGEO

emerson@mundogeo.com