Em plena expansão, o metrô de São Paulo tem grande preocupação com a segurança nas obras. Foi na construção do novo trecho (Linha 5 – Lilás), que sairá do Bandeirantes com direção à Chácara Klabin, passando pela já existente estação Santa Cruz , que a participação da Leica Geosystems teve início.

Com a utilização de duas estações totais Leica modelo TM30 e do software GeoMos, iniciou-se um projeto inédito no Brasil: O Monitoramento da Estação Santa Cruz (Linha 1 Azul) durante a escavação da Linha 5 Lilás.


Veja abaixo algumas características relevantes da execução do projeto:

• Instrumentação: É um dos elementos fundamentais para a avaliação do desempenho das estruturas, garantindo a segurança da obra através da interpretação dos deslocamentos e monitoramento dos recalques que podem ocasionar danos às edificações.

• Sistema de Monitoramento: O monitoramento envolve a medição de pontos, periódica e automática, dentro ou ao redor de uma área de atividade para determinar a deformação. Atualmente, o monitoramento e a análise da deformação apresentam alguns dos mais sofisticados desafios da indústria de medição, pois precisam de alta acurácia, máxima confiabilidade, medições automáticas e cálculos avançados.

• Software de Monitoramento – Leica GeoMoS: O GeoMoS é uma solução flexível e escalonável, de acordo com suas necessidades. Permite integrar dados de Estação Total, GNSS, Níveis Digitais e Sensores Geotécnicos para um abrangente conhecimento dos movimentos da estrutura.

• Sistema Automatizado:
Estação Total Leica, modelo TM30, com precisão angular de 0,5” e 0,6mm linear (mais preciso do mercado);
– Uso de mini-prismas específicos para monitoramento;
– Leituras automáticas: 24 horas X 7 dias na semana;
– Sem operadores e auxiliares;
– Manutenção programável;
– Resultados em tempo real, com alta precisão, e correção automática da temperatura e pressão e mínima interferência humana;
– Agilidade na reação em caso de não conformidade;

Com esta importante ferramenta, a Leica Geosystems ressalt a importância que a instrumentação passa a ter no evento (início da obra), já que o primeiro passo a ser dado antes das primeiras escavações é criar, conforme definições do projeto executivo, todos os benchmarks superficiais e profundos, caracterizando o posicionamento do maciço no “start-up” das operações de campo.

Responsáveis pelo projeto: Patrick Pires, Anderson Menegassi e Mariovaldo Marchetti

 

Fonte: Leica Geosystems