Mapa traz visão tridimensional da estrutura e da idade da camada de gelo da Groenlândia

Imagem: NASA Goddard's Scientific Visualization Studio

Cientistas elaboraram o primeiro mapa das camadas que compõe o manto de gelo na Groenlândia. O modelo 3D foi elaborado a partir de dados obtidos por radar de penetração no gelo coletados pela Operação IceBridge, da NASA, e por levantamentos aéreos realizados anteriormente.

Com este mapa, os cientistas poderão determinar a idade de grandes áreas de gelo presentes na Groenlândia – considerada a segunda maior massa de gelo na Terra e que vem  sofrendo derretimento nas últimas duas décadas. Assim, ao estudar camadas de diferentes períodos climáticos os cientistas poderão entender como as camadas de gelo responderão ao clima no futuro.

Uma maneira de se estudar o passado é através da extração de cilindros de gelo, que servem como “testemunhas”. Estes cilindros são obtidos a partir da perfuração da camada de gelo que é formada através da acumulação, ao longo do tempo. Assim, o  gelo pode conter impurezas, como poeira e cinzas vulcânicas  carregadas pela neve que  sofreram compactação ao longo de centenas de milhares de anos.

As camadas  são visíveis nos núcleos de gelo e podem ser detectadas com o radar de penetração. O radar  funciona enviando sinais para o gelo e registrando a força e o tempo de retorno dos sinais refletidos. A partir destes sinais, os cientistas podem detectar camadas mais profundas.

Estudos anteriores haviam mapeado camadas internas, mas não na escala com as quais métodos mais novos e mais rápidos permitem. Os cientistas estão interessados em saber mais sobre o gelo do período interglacial  Eemian, que ocorreu entre 130 mil e 115 mil anos atrás, período caracterizado por um clima semelhante ao atual e no qual ocorreu elevação do mar. Ao comparar a idade obtida com as análises com simples modelos de computador, os pesquisadores podem compreender melhor a história da camada de gelo.

Este estudo foi publicado online em 16 de janeiro de 2015, no Journal of Geophysical Research Earth Surface. Foi uma colaboração entre cientistas da UTIG, UAF-GI, CReSIS e do Departamento de Ciência do Sistema Terrestre da Universidade da Califórnia, em Irvine. Foi apoiado pela Operação IceBridge da NASA e do Ártico Ciências Naturais da Fundação Nacional de Ciência.

Para obter mais informações sobre a Operação IceBridge, visite o IceBridge e confira o vídeo abaixo:

Fonte: Nasa