NASA lançou com sucesso o primeiro satélite  projetado para coletar observações globais da umidade do solo. 

Crédito: NASA / Bill Ingalls

A missão Ativo Passivo de Umidade do Solo da NASA (SMAP)  começa uma missão de três anos que observará abaixo da superfície da Terra com o objetivo de  fornecer informações acerca do sistema terrestre que liga os ciclos da água, de energia e a condução de carbono.

Instrumentos de radar e radiômetro combinadas do SMAP perscrutarão  a parte superior, cerca de cinco centímetros do solo, através das nuvens e cobertura vegetal moderada, dia e noite, produzindo mapas com alta resolução  e precisão  referente à umidade do solo.

A missão ajudará  a melhorar as previsões do clima e do tempo ao permitir que os cientistas monitorem as secas e prevejam as inundações causadas por chuvas.  Além disso, uma vez que o crescimento das plantas depende da quantidade de água no solo, dados do SMAP permitirá que as nações tenha previsões para o melhor rendimento das culturas na agricultura, e auxiliará também no sistemas de alerta rápido sobre a fome global.

SMAP orbitará a Terra a partir de um pólo ao outro a cada 98,5 minutos, com uma resolução temporal de oito dias. Os 1.000 km de faixa de medição permitem que SMAP cubra a região equatorial da Terra a cada três dias e as latitudes mais altas a cada dois dias. A missão mapeará a umidade do solo mundial com cerca de 9 km de resolução.

Os dados de umidade coletados pelo satélite são esperados no prazo de nove meses. Dados científicos devidamente validados são esperados para ser liberado no prazo de 15 meses.

Fonte: Nasa