O Open Geospatial Consortium (OGC) anunciou que está buscando comentários sobre o padrão OGC 3D Portrayal Service (3DPS).

Na última década, os progressos de varredura a laser e métodos fotogramétricos trouxeram uma explosão de dados de terreno e modelos 3D.

Open Geospatial Consortium (OGC) e o Consórcio Web3D vem trabalhando em conjunto para atender às necessidades de interoperabilidade e os desafios existentes sobre o conteúdo do volume, a velocidade de acesso e diversidade de dispositivos.

O Consórcio Web3D concentrou-se em padrões abertos para visualização 3D em tempo real. O OGC tem-se centrado no desenvolvimento de uma interface de serviço para fornecer acesso interoperável para servidores de dados geoespaciais 3D.

Em 2012, um grupo de membros do OGC, com base no trabalho feito em ambas as organizações, completou a Representação de Interoperabilidade Representação 3D (3DPIE) para desenvolver e avaliar as melhores práticas para serviços 3D.

Os documentos para o candidato Representação OGC 3D Serviço Padrão estão disponíveis para análise e comentários em http://www.opengeospatial.org/standards/requests/130.

Os comentários estarão disponíveis até 27 de fevereiro de 2015.