A Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) está realizando uma série de Treinamentos para servidores públicos de instituições que fazem parte ou que pretendem aderir à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). O treinamento é direcionado para as equipes técnicas que atuarão diretamente com o processo de publicação da dados geoespaciais e de seus metadados na plataforma da INDE.

As inscrições para o Treinamento INDE serão feitas através da Comunidade Treinamento INDE no ambiente do SISP, respondendo o Questionário Inscrição no Treinamento da INDE.

Conteúdo do Treinamento:
– Introdução e Conceitos da INDE – 1º dia;
– Cadastro de Metadados (Geonetwork) – 2º dia;
– Geoserviços (Geoserver) – 3º dia;

Haverá 5 turmas em 2015, conforme descrito abaixo:
– Turma 1 – 17 a 19/03
– Turma 2 – 19 a 21/05
– Turma 3 – 21 a 23/07
– Turma 4 – 22 a 24/09
– Turma 5 – 24 a 26/11

No ato da inscrição deverá ser feita a opção por uma das turmas.

Horários:

Inicio 9:00 horas
Término: 17:00 horas
Local: ENAP / Brasília (Setor Policial Sul – ao lado da Polícia Federal)

Fonte: INDE


Durante a feira MundoGEO#Connect haverá, no dia 06 de maio, o Curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais.
Este curso tem como objetivo mostrar como qualificar e facilitar o compartilhamento das informações geoespaciais. Apresentará os principais aspectos das especificações técnicas mínimas a serem observadas na contratação e na produção de produtos de conjuntos de dados geoespaciais de referência e dos subsidiários e acessórios para as escalas de 1:250.000 até 1:1.000 (dados geoespaciais vetoriais fundamentais de referência; cartas topográficas matriciais, cartas ortoimagem, ortoimagens, MDE).