A Pix4D, em parceria com Aeryon Labs e a PUC Rio, liderou a primeira reconstrução precisa em 3D da estátua do Cristo Redentor.

A elaboração do modelo 3D do Cristo Redentor, até então, não era possível devido à localização e ao tamanho do monumento – 38 metros de altura e situado no topo do morro do Corcovado, com 700 metros acima do nível do mar – que tornava difícil a utilização de tecnologias como, por exemplo, LiDAR.

UAV Aeryon Scout sobrevoando o Cristo Redentor

Usando o UAV Aeryon para aquisição de dados e o software Pix4Dmapper de processamento de imagem para a reconstrução 3D, a equipe do projeto superou condições meteorológicas e desafios de posicionamento geográfico, afim de adquirir as imagens necessárias para a elaboração do modelo.

A PUC organizou a logística do projeto, incluindo a permissão especial para sobrevoar com um drone no local. Devido à segurança da estátua e a dos visitantes, a equipe optou pelo UAV Aeryon Scout, com uma plataforma aérea do tipo QuadRotor capaz de voar baixo sob vento de até 50 km / h.

Os dados foram coletados no período da manhã durante seis dias. Depois de 19 voos de dez minutos, um total de 3.584 imagens foram obtidas. Destas imagens, 2.090 foram utilizadas para a criação do modelo a partir do software Pix4Dmapper Pro.

O projeto foi processado sem geotags, isto porque as informações do GPS eram muito imprecisas para trazer qualquer benefício para a reconstrução e, além disso, teriam atrapalhado a calibração da câmera.

O resultado é um impressionante  modelo 3D  do Cristo Redentor e do entorno. Os resultados estão no formato de 134,4 milhões de nuvem de pontos e uma malha texturizada com cerca de 2,5 milhões de triângulos.

Assista a execução do projeto:

Renderização tridimensional disponível abaixo:

Só o Cristo Redentor.
Corcovado e Cristo Redentor.

Fonte: GIM International