A ionosfera afeta significativamente o sinal GNSS. Em condições normais, os efeitos de primeira ordem podem ser eliminados via a combinação linear das observações, o que requer um receptor de dupla frequência, ou o uso de um modelo apropriado. Porém, quando ocorrem irregularidades na ionosfera, dentre elas a cintilação ionosférica, seu efeito pode ser devastador no posicionamento e navegação com GNSS. O Brasil, por ter grande parte de seu território localizado na região equatorial, sofre os efeitos de forma mais severa ainda. Desta forma, todas as atividades que dependem do GNSS para posicionamento e navegação, em especial para aplicações em tempo real, estão sujeitas às intempéries deste efeito natural a que estamos sujeito.

O Workshop Efeito da Cintilação Ionosférica no GNSS objetiva apresentar os fundamentos do GNSS e da Ionosfera, e como essa última afeta o desempenho do GNSS. As aplicações do GNSS na Agricultura de Precisão e Navegação aérea serão abordadas, mostrando as dificuldades encontradas. Objetiva-se apresentar os últimos avanços visando à mitigação deste efeito, colocando em perspectiva o que se tem disponível de forma operacional, bem como o que se prevê para um futuro breve. Dentro deste contexto, o projeto CALIBRA (Countering GNSS high Accuracy applications Limitations due to Ionospheric disturbances in BRAzil) e os resultados alcançados serão expostos durante o Workshop, bem como os objetivos do projeto MIMOSA (Monitoring Ionosphere Over South America), que se encontra em desenvolvimento e a proposta de um INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) no campo da Navegação Aérea, submetido na chamada 16/2014.

O Workshop será aberto para todos os interessados que atuam na área de GNSS e em suas aplicações que podem ser afetadas pelo efeito da Ionosfera, em especial a cintilação
ionosférica. Acontecerá na UNESP de Presidente Prudente,  dia 27/03/2015.

Os interessados em apresentar algum estudo de caso, favor manifestar o interesse para verificarmos a possibilidade de incluir na programação.

Para os interessados em ter acesso à informações sobre o projeto CALIBRA, pode acessar a página: http://is-cigala-calibra.fct.unesp.br. Informações sobre GNSS podem ser
obtidas em http://gege.fct.unesp.br.