Novas bases de dados foram incluídas no Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL). Desde fevereiro, estão disponíveis o mapeamento de áreas agrícolas na região do Matopiba, o monitoramento das pastagens degradadas do Cerrado, informações sobre precipitação e áreas irrigadas por pivôs centrais, consulta a dados de produção da silvicultura e imagens de relevo do Brasil em alta resolução espacial.

As novas bases foram produzidas pela Embrapa e por outras instituições nacionais e internacionais. Elas podem ser cruzadas com informações já disponibilizadas no SOMABRASIL, possibilitando a geração de novos mapas, de acordo com o interesse do usuário. “O sistema permite a atualização constante de suas bases, agregando informações atualizadas dos recursos naturais e da produção agrícola geradas por imagens de satélite. É um importante instrumento para apoiar as decisões gerenciais dos produtores rurais e a definição de políticas públicas nos diversos níveis governamentais”, explica Édson Bolfe, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite e um dos coordenadores do SOMABRASIL.

O mapeamento das áreas com culturas agrícolas temporárias na fronteira dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também conhecida como Matopiba, é uma das novidades disponíveis. Com dados de 2006 a 2012, é possível observar a expansão da atividade na região. Os mapas foram gerados pela Embrapa Monitoramento por Satélite a partir da análise de índices de vegetação do sensor MODIS e da identificação das áreas ocupadas pela agricultura.

Outro produto integrado ao SOMABRASIL é o mapeamento das pastagens degradadas no bioma Cerrado. São três cenários, segundo o nível de degradação, construídos com base em imagens do satélite Spot Vegetation. O mapeamento foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa GeoDegrade e chegou à estimativa de que mais da metade das pastagens localizadas no Cerrado (cerca de 32 milhões de hectares) podem estar em algum estágio de degradação.

No módulo de consultas, foram integrados os dados da produção da silvicultura no Brasil. As informações são do IBGE e referem-se ao período de 1990 a 2013. É possível consultar, por município, a quantidade produzida e o valor da produção para diferentes produtos, como por exemplo carvão vegetal, lenha e madeira em tora para a produção de papel e celulose e outras finalidades. A nova base vem compor com aquelas já disponíveis no sistema sobre a produção agrícola e pecuária.

Informações sobre o relevo do país com resolução espacial de 30 metros já podem ser consultados no ambiente do SOMABRASIL. O sistema apresenta o Modelo Digital de Elevação do Brasil, gerado a partir dos dados disponibilizados pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), da Nasa. As informações são úteis, por exemplo, no estudo de bacias hidrográficas. Também estão disponíveis o relevo sombreado e a declividade calculada a partir do modelo digital, elaborados pela Embrapa.

Crise hídrica

Desde fevereiro, o SOMABRASIL está sendo utilizado para analisar os impactos potenciais da escassez de água na produção de alimentos. Por meio do sistema, foi possível gerar análises sobre a disponibilidade hídrica na safra 2014/2015, utilizando dados obtidos pela Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A partir de agora podem ser acessados via SOMABRASIL dados de precipitação acumulada, precipitação média e anomalias para diferentes períodos.

Também está disponível o mapeamento da agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil. O produto foi gerado a partir de imagens do satélite Landsat 8, no ano de 2013, através de uma parceria entre a ANA e a Embrapa Milho e Sorgo. Mais informações podem ser acessadas também no hotsite Água na Agricultura, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em fevereiro com diversas soluções que auxiliam o monitoramento da crise hídrica, disponível em: https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura

Acesso fora do País

O SOMABRASIL é um WebGIS desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite. De livre acesso, o sistema reúne bases de dados provenientes de diferentes fontes. Lançando em 2012, conta com mais de seis mil usuários cadastrados, espalhados em vinte países. O sistema disponibiliza também a navegação em inglês.

Para conferir as novas bases, basta acessar o endereço http://mapas.cnpm.embrapa.br/somabrasil/webgis.html.

Fonte: Embrapa