Em 2015 profissionais, acadêmicos e estudantes tiveram a oportunidade de concorrer ao Prêmio MundoGEO#Connect por seus trabalhos que usam atributos geográficos. Ao todo, mais de 100 projetos foram recebidos, em cinco diferentes categorias. Agora, os três melhores projetos de cada uma delas já são conhecidos. Durante a cerimônia de premiação, no dia 6 de maio em São Paulo (SP), será revelada a ordem dos ganhadores.

Na categoria “meio ambiente” foram selecionados, por uma equipe de especialistas no setor, três projetos: “Geodecision”, “Plataforma de Monitoramento Ambiental – TerraMA2” e “Sistema de Gestão da Arborização Pública”. Confira abaixo um resumo de cada um deles!

Para saber ainda mais ou entrar em contato com os organizadores de cada projeto, envie um e-mail com a sua solicitação para editorial@mundogeo.com.

Geodecision

Projeto desenvolvido para análise de susceptibilidade, movimentos de massa, desastres naturais, mapeamento de risco, modelagem matemática.

A forma de solucionar estes problemas é a identificação das áreas mais susceptíveis a desastres naturais, a coleta de dados e o monitoramento da área com análises matemáticas associadas às chuvas. A plataforma Geodecision, desenvolvida pela ALTA Geotecnia em parceria com importantes ICTs e com o apoio de órgãos de fomento à pesquisa como CNPq/MCTI e Faperj possui, atualmente, dois produtos que podem enfrentar estes desafios: O GD-Analysis 1.1 é um software que emprega dois modelos matemáticos determinísticos, sendo um para definir áreas susceptíveis a estes fenômenos a partir do cruzamento e a ponderação de mapas temáticos, e o outro para determinar, em função do monitoramento das chuvas em tempo real e de modelos geo-hidro-ambientais do terreno, a probabilidade de ocorrer um desastre.

A plataforma utiliza APIs do Geotools e roda em nuvem, tornando-o capaz de ser aberto em qualquer desktop, além de possuir uma interface amigável e intuitiva. O segundo produto é o GD-Mobile, um aplicativo para smartphones capaz de coletar e disponibilizar informações georreferenciadas de um determinado evento geotécnico mapeado em campo.

Plataforma de Monitoramento Ambiental – TerraMA2

O objetivo principal deste projeto foi desenvolver uma plataforma tecnológica que possa ser utilizada para implantação de sistemas operacionais de análise e monitoramento de situações de risco devido aos extremos ambientais.

Diversas aplicações tem sido desenvolvidas utilizando a plataforma TerraMA2, e tem sido implementadas para fins de monitoramento, análise e alerta como: qualidade do ar e da água; epidemias, gasodutos, barragens de rejeito em áreas de mineração, incêndios florestais, movimentos de massa do tipo escorregamentos e corridas de lama, enchentes e estiagens.

Estas aplicações necessitam integrar serviços geográficos e modelagem, com base no acesso em tempo-real a dados geo-ambientais (meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, sócio-econômicos, etc.) disponíveis em servidores conectados à Internet, e que podem ser lidos, processados e aplicados em diversos contextos de uso.

A TerraMA2 foi então desenhada, utilizando a biblioteca TerraLib, para a gestão e gerenciamento de grandes volumes de dados, para o tratamento de geometrias, para utilizar seus algoritmos de processamento de imagens e álgebra de mapas e suas capacidades para a construção facilitada de serviços geográficos.

Acrecentando ainda uma integração com o ambiente de modelagem dinâmica TerraME e agregando um valor técnico para a família TerraLib relacionado a natureza de sua arquitetura, que faz a opção de trabalhar com a ideia de uma orientação a serviços, o que permite e facilita que a plataforma TerraMA2 possa acomodar novos dispositivos, como smart phones, tablets, etc e possa também se acoplar com mais facilidade a outras tecnologias.

A plataforma TerraMA2 é única no país e no exterior, pois permite que especialistas de diversas áreas como, meio ambiente, saúde, geologia, hidrologia e desastres naturais possam criar e executar análises sobre dados ambientais de diversas naturezas e disseminar as notificações derivadas dessa análise no ambiente web e de internet.

Sistema de Gestão da Arborização Pública

O Município de Cascavel estava elaborando o Plano de Arborização Urbana, que além de fazer o diagnóstico de toda a arborização existente na área urbana, deveria estabelecer também diretrizes voltadas à substituição e plantio de árvores na área central, bairros e sede urbana dos distritos. Para conclusão do plano seria necessário achar uma forma viável, em termos de custos e de prazo de execução, para fazer o levantamento cadastral georreferenciado de todas as árvores, pois o projeto de revitalização da principal avenida da cidade orçado em 28,7 milhões de dólares e financiada pelo BID seria embargado pelo Ministério Público pela falta do Plano de Arborização.

Os técnicos da SEMAB (Secretaria de Meio Ambiente) procuraram os servidores do setor de Geoprocessamento da SEPLAN (Secretaria de Planejamento e Urbanismo) em busca de uma alternativa mais econômica e rápida do que a orçada anteriormente, que levaria cerca de 1 (um) ano de execução e com um custo de aproximadamente 3,5 milhões.

Os servidores do setor de Geoprocessamento juntamente com os técnicos da empresa que desenvolveu e implantou o Portal de Informações Georreferenciadas do Município, desenvolveram uma metodologia e um sistema de gestão que possibilitou o levantamento quantitativo georreferenciado, ou seja, o mapeamento de todas as árvores sobre uma ortofoto de alta resolução, cedida ao Município pelo Paranacidade. O sistema de gestão desenvolvido permite a integração com dispositivos móveis, os quais serão usados para fazer o levantamento qualitativo em campo pelos próprios técnicos do Município.

O resultado foi que na implantação de projetos de arborização urbana, é fundamental que haja planejamento adequado. Um dos maiores problemas referentes à arborização de áreas urbanas é a inadequação das espécies escolhidas, ao local que se deseja arborizar. É comum constatar a inexistência de planejamento na arborização das ruas e avenidas, e a presença de vegetais incompatíveis para a estrutura local.

Dentro deste contexto, o controle e gerenciamento da arborização urbana, através de um sistema que apresente a localização física georreferenciada das árvores, é de grande utilidade para mapear e se realizar o planejamento da arborização municipal. A metodologia e o sistema de gestão permitiu a finalização do plano de Arborização do Município economizando dinheiro público e agilizando a liberação das obras do BDI. O sistema será utilizado para fazer a gestão e manejo da arborização e oferecerá recursos necessários para que se consiga atingir os objetivos desejados para o planejamento e manutenção da arborização municipal.

Cerimônia de Premiação

A ordem dos vencedores da categoria “Gestão Pública” será revelada durante a cerimônia de premiação do Prêmio MundoGEO#Connect 2015, que será realizada no dia 6 de maio, segundo dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Faça o registro gratuito na feira de produtos e serviços para participar da cerimônia.