A empresa apresentará suas soluções durante o seminário Laser Scanning 3D – Tecnologias e Aplicações, no dia 5 de maio

Com mais de 35 anos de experiência global em gerar e prover informações a partir de sistemas únicos de posicionamento, a Trimble traz ao país ferramentas tecnológicas que permitem controle preciso sobre as mais variadas operações. A empresa é líder global na integração de tecnologias de posicionamento, transmissão de dados em tempo real e processamento de informacões, com soluções completas de ponta-a-ponta, aumentando a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos.

As tecnologias geoespaciais da Trimble possibilitam a geração de dados baseadas no sistema de posicionamento global, que permitem criar soluções e aplicações a partir de novos produtos e mudar o modo como o mundo trabalha. “As soluções Trimble são utilizadas por topógrafos em mais de 100 países, tanto no setor privado como público. Por meio de Sistemas de Satélite de Navegação Global de Alta Definição (HD-GNSS), Estações Totais Robóticas de alta precisão, veículos aéreos não tripulados, mapeamento móvel e scanners a laser e integradas ao sistema de modelagem BIM, os profissionais obtêm ganhos de produtividade, qualidade, eficiência e segurança, nos projetos”, afirma Fátima J. Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble.

A executiva apresentará a palestra “Laser 3D e BIM: ganhos de produtividade e mitigação de riscos” (5 de maio, das 10h30 às 11h00), na qual destacará as tecnologias de scanner a laser 3D da Trimble e suas aplicações no setor de infraestrutura, tais como rodovias e túneis. O scanner a laser 3D possibilita medir precisamente ângulos, distâncias, imagens e pontos específicos e tem como principais vantagens a velocidade de coleta de dados e o alto nível de detalhamento dos objetos/áreas, maior velocidade de aquisição e precisão compatível com serviços de engenharia. Além disso, seu uso tanto na fase inicial do projeto como no acompanhamento da construção, permite reduzir o tempo nos levantamentos de campo em relação a métodos convencionais; além de exportar os dados para vários formatos gráficos, e integração com o sistema de modelagem BIM, possibilitando revisões sem a necessidade de retorno ao local.

“A tecnologia de scanner a laser ainda tem sido pouco utilizada no Brasil e com algumas aplicações mais focadas na área industrial, mas mesmo assim numa reduzida participação se compararmos com topografia convencional. As imagens levantadas pelo scanner a laser 3D têm alta precisão e são transformadas em informações que possibilitam, quando integradas ao processo de modelagem BIM, eliminar retrabalhos e mudanças de alto custo, além de monitorar o progresso da construção para documentação técnica, rica em detalhes, essenciais para a gestão de contratos de grandes obras e de inestimável valor para sua operação e manutenção”, completa a executiva.

Com as tecnologias geoespacias da Trimble é possível até 30% de redução nos custos gerais do projeto,
50% de aumento na produtividade de campo em ambientes desafiadores, bem como 50% de aumento na área de captura de dados.

Entre os produtos da Trimble expostos, os participantes poderão conhecer de perto alguns produtos da linga Geoespacila da Trimble como:

Trimble RealWorks

É um software de digitalização 3D que permite integrar dados, extrair medições, gerar resultados consistentes e que pode ser utilizado integrado a software de modelagem 3D. O Trimble RealWorks é projetado especificamente para o processamento e análise de nuvem de pontos. O software fornece solução completa para registrar de forma eficiente, analisar, modelar e criar entregas usando dados a partir de praticamente qualquer fonte.

Trimble RealWorks: http://www.trimble.com/3d-laser-scanning/realworks.aspx?dtID=overview&

Estação Total Trimble VX

A Estação Total Trimble VX reúne os dados de escaneamento, imagens, MDT(s) e volumes em uma única solução integrada. Todas as funcionalidades e facilidades do Software Trimble Access também estão disponíveis nesta estação de fácil operação.

A estação incluiu os recursos de um instrumento de pesquisa tradicional combinados com a digitalização e scanner laser e cria projetos 2D e 3D com amplo gerenciamento de informações. Os conjuntos de dados abrangentes permitem aos usuários produzir resultados consistentes e de fácil compreensão para a rápida tomada de decisão.

Trimble TX8

Eficiência e precisão melhoradas com novos recursos como scanner de alta precisão de um milímetro, e função de digitalização para levantamentos de longo alcance. O Trimble TX8 tem alta velocidade – faz a varredura em apenas três minutos -, o que permite capturar mais estações e concluir projetos com maior rapidez.

O Trimble TX8 captura com agilidade dados com alta qualidade, mesmo sob luz solar direta. Isso significa menos configurações para capturar um projeto completo. Seu alcance máximo atinge 340 metros, que confere mais flexibilidade e oportunidades para os projetos. É como ter dois scanners em um.

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção Civil Pesada, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construções Verticais.
Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.