Dando continuidade ao processo de aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas funcionalidades no Banco de Dados Geográficos do Exército – BDGEx, ferramenta de disseminação dos dados geoespaciais matriciais e vetoriais produzidos pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), foram disponibilizadas imagens RapidEye® para visualização de todo o Território Nacional.

As ortoimagens disponibilizadas da cobertura satelital do RapidEye® foram geradas pelo fusionamento RGB, com resolução espacial de 5m e resolução radiométrica de 8 bits. São um produto derivado das imagens disponibilizadas pela empresa, que sofreu transformações irreversíveis para entrar em conformidade com os padrões do BDGEx.

As imagens foram reprojetadas para coordenadas geográficas referentes ao sistema de referência de EPSG 4674 (SIRGAS 2000, latitude e longitude) e o foi feito um realce de contraste para representar a informação original utilizando 256 níveis de cinza. Cada arquivo contém as bandas do azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. O mosaico das imagens pode ser visualizado na “Consulta por Navegação”.

Imagens RapidEye® disponibilizadas no BDGEx.

As referidas imagens estão acessíveis para visualização dos usuários nível 3, que são os cadastrados no sistema através de solicitação, envio de documentos à DSG e preenchimento e assinatura do “Termo de Uso”, conforme orientações contidas no Geoportal. Em breve as imagens estarão disponíveis para download.

O BDGEx é o nó do Exército na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), e possui entre suas principais características: o suporte a diferentes formatos de dados, consulta a metadados, navegação visual, downloads, e compatibilidade com os padrões de serviços web do Open Geospatial Consortium (OGC).

Atualmente, o BDGEx possui cerca de 14.000 produtos para visualização, análise ou download, com seus metadados, e oferece algumas funcionalidades, com por exemplo:

Consulta a metadados dos produtos geoespaciais armazenados (baseado na ISO 19115);
Download de produtos;
Navegação interativa sobre todas as categorias de informações armazenadas;
Consultas espaciais a partir de predicados topológicos (cruza, toca, dentro de, etc);
Consulta a atributos de feições por apontamento;
Download seletivo de feições a partir de filtros montados pelo usuário (formatos: GML, shapefile, KML, KMZ);
Recorte, em tempo real, de imagens e produtos matriciais para download;
Realização de medições de área e distância;
Inserção de marcações sobre regiões espaciais, possibilitando a vinculação de observações;
Visualização de produtos e camadas a partir de graus de sigilo atribuídos a eles e credenciais de acesso atribuídas aos usuários.

“Tudo acontece em algum lugar (no terreno) !!”

Fonte: DSG