Maior e mais importante evento de geotecnologias da América Latina reuniu ao todo 3,4 mil pesquisadores, usuários, empresários e especialistas do setor. Pesquisa realizada com participantes revela números e opiniões sobre o evento. Edição 2016 já está marcada para 10 a 12 de maio em São Paulo (SP)

 

MundoGEO#Connect 2015
"Gaiola" foi montada para que VANT (SX8) da Sensormap pudesse voar sem oferecer perigo aos visitantes


A 5ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu de 5 a 7 de maio, em São Paulo (SP), e reuniu especialistas, pesquisadores, usuários e empresários de vários países da América Latina e também de outros continentes. Foram mais de 3,4 mil participantes nas 24 atividades do evento e também visitando a feira de produtos e serviços, além de 124 palestrantes e 70 marcas presentes na feira de geotecnologias.

“O evento deste ano, apesar do momento instável da economia nacional, alcançou bons resultados. Tivemos um crescimento de 25% no número de participantes das atividades em relação à última edição. Além disso, registramos uma ampliação de 30% do perfil de participantes do evento que ocupam cargos de direção em suas empresas e instituições, em comparação à 2014”, comemora Emerson Granemann, Diretor da MundoGEO, empresa que organiza o MundoGEO#Connect LatinAmerica.

Fórum Novas Dimensões do Setor Geoespacial
Fórum Novas Dimensões do Setor Geoespacial discutiu a nova Política de Geoinformação

A feira de produtos e serviços, além de contar com muitas novidades em equipamentos e soluções para automação topográfica, imageamento da Terra, análises espaciais e tecnologias laser 3D, contou com dezenas modelos de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones), atraindo futuros usuários e também entusiastas desta tecnologia, que puderam conferir de perto mais de 20 modelos em exposição.

Drone-XMobots
Drones da brasileira XMobots em exposição

O espaço da feira esteve muito movimentado nos três dias do evento, com negócios e parcerias nacionais e internacionais realizadas em seus corredores, salas de reuniões e estandes. Ao longo dos três dias, vários veículos de imprensa fizeram a cobertura do evento, como por exemplo a TV Gazeta, que destacou os Drones (veja o vídeo).

“Destaco seis principais pontos principais do evento: a forte presença de Drones na feira, as discussões sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o debate sobre o impacto para a comunidade do setor do Projeto de Lei com a nova Política de Geoinformação e a incorporação da componente geográfica nos projetos de Big Data e de Cidades Inteligentes”, finaliza Granemann.

 

Resultados de pesquisa realizada com participantes do MundoGEO#Connect 2015

Prêmio MundoGEO#Connect 2015

O Prêmio MundoGEO#Connect 20154, patrocinado pela Garmin –  fabricante global de navegadores GPS e com apoio da Editoa Oficina de Textos e Instituto GEOeduc -, neste ano reconheceu empresas, instituições, marcas, softwares, equipamentos e pessoas que se destacaram no setor geoespacial. A cerimônia de premiação, que neste ano entregou 45 troféus, aconteceu na quarta-feira (6/5), no final do segundo dia do evento.

Confira os vencedores das 20 categorias do Prêmio MundoGEO#Connect 2015, eleitos através de votação online, e também as cinco instituições e profissionais que receberam prêmios especiais.

Em 2015 uma grande novidade foi a premiação de projetos, que reconheceu 15 trabalhos de profissionais, acadêmicos e estudantes. No total foram recebidos 120 projetos em cinco categorias, os quais foram avaliados por especialistas do setor geoespacial. Na cerimônia do dia 6 de maio, foram revelados os grandes vencedores de cada uma das cinco categorias.

Vem aí o MundoGEO#Connect 2016!

Em 2016 o evento acontecerá de 10 a 12 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015 a partir da próxima segunda-feira (18/5). Mais informações sobre a edição 2016 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.

MundoGEO#Connect 2015
Espaço da feira do MundoGEO#Connect 2015