Inatel está estruturando um laboratório para disponibilizar ferramentas tecnológicas e cursos específicos em Inteligência Geográfica, onde todos os computadores terão implantados a Plataforma ArcGIS, distribuída no Brasil pela Imagem

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, centro de excelência em ensino e pesquisa de engenharia e tecnologia, e a Imagem, líder brasileira em Soluções de Inteligência Geográfica (GIS), anunciam uma parceria para oferecer capacitação em Inteligência Geográfica aplicadas ao setor de Telecom, aprimorando a formação dos profissionais desta área. A expectativa é que com a finalização do projeto, 70% dos alunos do Instituto, que atualmente possui cerca de dois mil estudantes de graduação, recebam conhecimento e formação em Inteligência Geográfica.

O Inatel está estruturando um laboratório para disponibilizar ferramentas tecnológicas e cursos específicos em Inteligência Geográfica, onde todos os computadores terão implantados a Plataforma ArcGIS, distribuída no Brasil pela Imagem, na qual é possível explorar diversos recursos, entre eles, análises avançadas preditivas e regressivas, por meio da geoestatística, possibilitando comparações e insights mais assertivos para tomada de decisões. Além disso, a parceria inclui apoio às aulas, instrutores e materiais oficiais da Esri, tanto para alunos quanto para professores do Instituto.

Segundo Paulo Simão, Diretor de Telecomunicações da Imagem, as empresas brasileiras carecem de mão de obra qualificada para lidar com problemas cada vez mais recorrentes no país, como a ampliação da rede 4G e fibra óptica, fidelização do cliente e aumento do market share. “As operadoras possuem grande volume de dados gerados desde o contato com o cliente, abertura de uma nova loja, construção de antenas e ampliação de sinais de telefone e internet, em seus próprios sistemas, mas ainda não sabem direito como usá-las. O novo profissional de Telecom precisa saber enxergar longe e com responsabilidade, e a Inteligência Geográfica é a ferramenta certa para que as companhias não precisem mais ‘andar no escuro’ para achar o melhor caminho a ser seguido nos negócios”, afirma.

De acordo com Carlos Nazareth Motta Marins, vice-diretor do Inatel, os cursos serão realizados em dois momentos, no primeiro serão disponibilizados cursos extracurriculares para alunos e professores do Inatel, a fim de estabelecer a metodologia aplicada na grade curricular. Para, em seguida, consolidar o ensino geográfico nos cursos de engenharia, em especial de Computação e Telecomunicações. “Na visão do Inatel, o GIS é uma ferramenta importante para o setor de Telecom, pois possibilita integrar dados de diferentes setores: mercadológico, econômico e geográfico. Prevemos no primeiro momento impactar 30% dos alunos do Instituto, e chegar até a 70% quando estiver totalmente estabelecida a metodologia de ensino em GIS”, assinala o professor.

Outro destaque apontado por Nazareth é a possibilidade de profissionais já graduados e inseridos no mercado de trabalho realizarem os cursos. “Nosso foco de formar profissionais altamente qualificados se estende para aqueles já formados, mas que estão em busca de mais conhecimento. E isso é fundamental para que as empresas evoluam nos negócios, com o que há de melhor em mão de obra especializada no setor de Telecom”, finaliza o vice-diretor.

Sobre a Imagem

Entender onde e como cada fenômeno interage com os demais é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e governos consigam dar respostas rápidas e tomar decisões corretas. A chave para esta compreensão do mundo é a Inteligência Geográfica. Esta é a filosofia da Imagem, empresa brasileira de Soluções de Inteligência Geográfica fundada em 1986 e distribuidora oficial da Esri no Brasil. Mais informações em www.img.com.br.

Sobre o Inatel

O Inatel atua na área de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrado, EaD, além do desenvolvimento de serviços e tecnologias ao mercado. A instituição está localizada em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, região conhecida nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica”, e também tem uma unidade no WTC, em São Paulo. Mais informações www.inatel.br.