Miami – A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) planeja utilizar mais drones para analisar e prever o desenvolvimento de ciclones na próxima temporada de furacões na Bacia Atlântica, que começa em 1 de junho, informaram nesta segunda-feira fontes do organismo.

“Somos capazes de enviar grandes dados diretamente ao Centro Nacional de Furacões (NHC)”, disse Joe Ciones, cientista da NOAA e diretor do programa Atmospheric Administration’s Coyote, ao jornal “Sun Sentinel”.

Cientistas da NOAA lançaram os primeiros drones, de 13 libras (5,9 quilos) cada um, em setembro para estudar o desenvolvimento do furacão Edouard. E neste ano enviarão mais aparatos de tecnologia avançada com precisos sensores, recolheu o jornal “Sun Sentinel”.

Estes pequenos drones, chamados “Coyotes”, estão desenhados para penetrar nos quadrantes de maior violência do furacão e obter informações que permitirão melhorar os prognósticos meteorológicos.

A missão primária do “Coyote” consistirá em medir a pressão barométrica, a temperatura e a velocidade dos ventos no interior da tempestade.

Após ser lançado desde um avião de reconhecimento da NOAA no núcleo de um sistema tropical, suas asas se encaixam e seu pequeno motor elétrico o faz girar na vertical.

Depois, um piloto do avião dirige por controle remoto o drone, que conduz a várias zonas da tempestade tropical.

O aparelho teleguiado pode processar informações meteorológicas que um avião não é capaz de coletar, já que o drone é capaz de voar aos níveis mais baixos do furacão, o que seria muito perigoso para um avião com tripulação a bordo.

Especialistas em Ciências Atmosféricas da Universidade Estadual do Colorado prevêem que a temporada de furacões na bacia atlântica, que começa em 1 de junho e termina em 30 de novembro, seja uma das “menos ativas” desde meados do século XX.

A missão primária do "Coyote" consistirá em medir a pressão barométrica, a temperatura e a velocidade dos ventos no interior da tempestade

Fonte: EXAME


DroneShow 2015

Em 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento: www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.