A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Prefeitura de Campinas lançam nesta segunda-feira (25) o Portal Árvores de Campinas, desenvolvido a partir do banco de dados da arborização urbana viária do município e disponível na internet. O lançamento acontece durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente. O Portal permite que qualquer cidadão acesse, de forma interativa, mapas e outras informações sobre a arborização presente em calçadas, canteiros centrais e rotatórias da cidade, além de servir como instrumento de apoio à gestão municipal e à elaboração de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

O Portal apresenta dados como a localização de árvores, arbustos, palmeiras e mudas. É possível fazer consultas por ruas e avenidas, identificar as árvores declaradas imunes a corte, visualizar informações por bairro e macrozona e também mapear a densidade da arborização (número de árvores por quilômetro) e os plantios do Banco de Áreas Verdes, referentes a Termos de Compromisso Ambiental assumidos por obras e empreendimentos do município. Com o lançamento do Portal, novos levantamentos poderão ser inseridos, além de informações, mapas e dados qualitativos.

Além de tornar as informações mais acessíveis para a própria população, o sistema contribui para diminuir custos de levantamento e dá mais agilidade aos gestores municipais na obtenção de informações e na tomada de decisão para o estabelecimento de prioridades de ação, o planejamento urbano, o plantio e manejo da arborização e para a reorganização dos espaços públicos da cidade.

A base para o banco de dados é o levantamento realizado pela Embrapa em 2012, quando pela primeira vez foram utilizadas imagens de satélite, geoprocessamento e verificações em campo para estimar o número de árvores nas ruas de toda a cidade e verificar a distribuição da arborização bairro a bairro. Concebido como um WebGIS, um sistema de informações geográficas para a internet, o Portal Árvores de Campinas é um dos produtos gerados a partir da cooperação técnica firmada entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.