Está agora disponível para ser baixado e testado o novo plugin visualizador 3D para gvSIG 2.2 com base em NASA World Wind SDK. Esta nova ferramenta permitirá aos usuários criar visualizações em três dimensões a partir de planos 2D tradicionais em gvSIG.

Este complemento é compatível com todos os formatos vetoriais e raster, bases de dados e serviços da Web suportados por gvSIG e pode ser instalado como mostrado no vídeo.

Segundo informações do Blog gvSIG, é importante lembrar que este aplicativo pode ser instalado somente no gvSIG versão 2.2,  portanto é totalmente utilizável com a RC2 que pode ser baixada a partir desta página.

As principais funções previstas desta primeira versão do plugin são:

• Rasterização de camadas de vetores: é possível rasterizar camadas de vetores carregados em 2D e adicioná-los em 3D. Assim é possível utilizar todos os formatos suportados pelo gvSIG independentemente de símbolos ou rótulos de camada.

• Carregar camada raster: é possível fazer o upload de layers mantendo todas as propriedades de tabelas de transparência e de cor. Além disso, duas camadas raster são carregadas como mapas base para melhorar a visualização 3D.

• Carregar modelos digitais do terreno: você pode escolher qual carga raster e usar como um modelo digital do terreno, bem como usar sua própria DTM. A visualização em 3D incorpora, no entanto, o seu modelo digital global para melhorar a visualização.

• Sincronizar alterações: quando você cria uma visualização em 3D, ela é ligada à visualização 2D a partir do qual ela foi criado. Esta ligação permite aplicar as alterações feitas na visualização 2D, tais como símbolos, ordem de camada, visualização, adição e exclusão de camadas. Esta sincronização pode ser realizada manualmente ou automaticamente.

 Sincronização de trama:  como as mudanças, você também pode sincronizar modificações de extensões em 2D, a fim de utilizar todas as funções de zoom do gvSIG e melhorar a visualização e experiência com a visualização em 3D. Esta sincronização pode ser realizada manualmente ou automaticamente.

Tela Cheia: esta ferramenta exibe a visualização da tela cheia em 3D e pode ser muito útil para apresentações e conferências.

Para mais informações, você pode verificar o projeto Wiki e o manual do usuário.

Mais informações estão disponíveis neste pequeno vídeo sobre as potencialidades do novo plugin: