Com novos usos “descobertos” ou inventados frequentemente, Drones são extremamente versáteis, mas a segurança deve vir sempre em primeiro lugar

Sites, portais e noticiários de todo o mundo divulgaram no início desta semana um acidente ocorrido com o cantor Henrique Iglesias que, ao tentar agarrar um drone em pleno palco, acabou cortando a mão. Este tipo de notícia poderá se tornar cada vez mais comum, pois o acesso à estes equipamentos, que muitas vezes são confundidos com brinquedos, está cada vez mais fácil e barato.

Os Drones são muitas vezes equipados para suportar trabalhos pesados e em ambientes adversos. Projetados para cumprir tarefas que são arriscadas para serem realizadas por um ser humano, são operados à distância por mecanismos eletrônicos e computacionais, através de um controle via rádio ou ainda de forma autônoma com o auxílio do sistema GPS, não havendo a necessidade de encostar nele.

Os drones são muito utilizados por várias nações como aparatos militares e de vigilância. Também são usados profissionalmente por fotógrafos, para trabalhos de resgates, limpeza de lixo tóxico, etc.. Veja abaixo exemplos de usos conhecidos e alguns “inusitados” que já vêm sendo empregados mundo afora à esta ferramenta cheia de potencial:

Uso profissional particular

Os drones vêm ganhando utilidade no lazer dos usuários, como um simples e aprimorado brinquedo de controle-remoto. Alguns equipamentos são dotados com suporte para câmeras de alta resolução servindo aos fotógrafos e cinegrafistas para fazer imagens aéreas de ambientes, casamentos, atividades esportivas e eventos em geral.

 

Uso militar e para vigilância

Foto: Tahiane Stochero/G1

Durante a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil em 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a Polícia Federal, utilizou drones para inspecionar do alto os estádios, especialmente os jogos de abertura e fechamento. Assim como os modelos de vigilância, os drones destinados ao uso militar voam sobre áreas pré-determinadas, e podem bombardear alvos. Esses drones são utilizados como estratégia de defesa contra inimigos e, quando abatidos, não representam grandes perdas, pois além de seu custo ser expressivamente inferior ao de aviões convencionais, não oferece risco à seres humanos.

Drones para mapeamento

Foto: XMobots / Divulgação

Uma das pontecialidades dos drones é a sua utilização para o mapeamento de áreas. Além de facilitar a confecção de mapas coletando dados, o drone pode ser usado para encontrar possíveis pontos de mineração, explorar ruínas e até mesmo para realizar análises de cenários afetados por desastres naturais e áreas de degradação ambiental.

Na região de Rondonópolis (MT), um drone da empresa brasileira XMobots foi utilizado para detectar e mapear áreas de degradação ambiental, proporcionando mais agilidade e resolução que as imagens de satélite.

Drones para além do uso convencional

Os drones são importantes ferramentas para operar serviços que não podem ser operados por seres humanos devido à gravidade dos riscos envolvidos. Após o vazamento radioativo que ocorreu em Fukishima, no Japão, foi utilizado um drone equipado com câmeras para capturar imagens do interior dos reatores danificados e estimar danos e estratégias de contenção dos vazamentos.

iStockphoto

Os drones, por fim, possuem inúmeras aplicabilidades. Além das citadas acima, eles também podem ser utilizados na fiscalização do trânsito, por paparazzis, para o monitoramento de comunidades controladas pelo tráfico de drogas, em monitoramento de áreas de proliferação do mosquito da dengue, para transmissão de imagens ao vivo, em serviços de delivery, para passear com animais de estimação, e por aí vai. Há, também, drones submarinos, que podem submergir a profundidades impraticáveis para submarinos tripulados.

Então, qual será o limite para os drones?

Por Deyse Delamura, assistente editorial do Portal e Revista MundoGEO


DroneShow 2015

Em 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento: www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.

Curta a página DroneShow News no Facebook!
E siga a DroneShow no Twitter @Droneshow_news