A Boeing, empresa fabricante de alguns dos principais modelos de aviões do mundo, teve aprovada nessa semana a patente de um drone que pode voar “para sempre.

Assinada pelos engenheiros James J. Childress e John J. Viniotis, sugere um sistema que recarregue a bateria dos veículos sem que eles precisem pousar. A patente propõe a instalação de torres de energia que sirvam de postos de abastecimento aos drones. Se as aeronaves precisarem de uma recarga durante o voo, elas podem simplesmente pairar sobre essas torres e se conectarem a elas por um fio de energia – como o carregador de um celular ligado a uma tomada.

Em vez de torres, esses pontos de recarga podem ser veículos em movimento, eliminando a necessidade do drone parar de voar. Quando a bateria estiver cheia, a aeronave pode seguir seu voo sem precisar pousar em momento algum.

A invenção poderia economizar espaço físico no design dos aparelhos – hoje limitados pela necessidade de carregar baterias ou tanques de combustível – e, consequentemente, torná-los mais práticos e rápidos para empresas de transporte ou em missões militares.

Naturalmente, o drone precisaria pousar de tempos em tempos para realizar reparos. Mas o conceito registrado pela Boeing dá margem para veículos que podem voar ininterruptamente. Por enquanto, o sistema existe apenas no papel, e não há planos para que a empresa transforme a ideia em realidade em um futuro próximo.

Fonte: Info e  Business Insider


DroneShow 2015

Em 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento: www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.

Curta a página DroneShow News no Facebook!
E siga a DroneShow no Twitter @Droneshow_news