O monitoramento da qualidade de águas subterrâneas e costeiras é um requisito para muitas entidades governamentais e do setor privado. Este requisito inclui a identificação de tendências a longo prazo em entender os problemas emergentes em grandes áreas que contêm inúmeros corpos d’água a partir de um monitoramento praticamente em tempo real.

É nesse sentido que a Eomap, empresa que produz mapas a partir de dados de observação da Terra e provedora de soluções aquáticas de sensoriamento remoto, lançou o eoApp, um serviço de monitoramento de alta resolução para as águas subterrâneas e costeiras, com informações sobre a qualidade da água diretamente acessível online através do aplicativo.

O serviço é suportado por dados fornecidos por uma série de sensores de satélite. O conjunto de dados inclui os parâmetros de qualidade da água, tais como turbidez, concentração de clorofila e componentes orgânicos / inorgânicos, todos entregues e apresentados em forma de mapa digital.

Uma vez que os satélites utilizados já estão operando com cobertura global, esse novo serviço EOMAP de monitoramento de qualidade da água está pronto para ser implantado em todo o mundo, seja em escala local, regional ou mesmo continental.

O eoApp mostra exemplos de dados de qualidade da água de vários países e continentes (Europa, África, Ásia, Austrália, Norte e América do Sul) e demonstra a cobertura harmonizada e global do serviço, cobrindo milhares de lagos, represas e rios.

Mais informações aqui e aqui.

Fonte: GISCafé