Distribuída por todo o planeta, esta rede de estações respalda serviços críticos como o de busca e salvamento e também o de ajuda à navegação aérea e marítima

A Indra fechou um contrato para implantar em Papeete, Polinésia Francesa, uma nova estação de Telecomando e Telecontrole (TT&C), com o qual será ampliado o segmento terrestre do sistema europeu de posicionamento global, o Galileo. O contrato foi assinado com a companhia Airbus Defence and Space do Reino Unido, de acordo ao programa financiado pela União Europeia. O projeto contempla também a manutenção e evolução até 2016 de todas as estações TT&C por um valor de 7,3 milhões de euros.

A nova estação de Papeete reforçará o segmento terrestre do Galileo para que possa assumir o controle de uma constelação de satélites que passará dos oito que existem atualmente em órbita aos 30 satélites com os quais contará em 2020, quando o sistema estiver completo.

A Indra fechou este contrato após a implantação de toda a rede de estações TT&C e Uplink que gerenciam atualmente a partir da terra os satélites do sistema Galileo. As estações terrestres são, junto aos centros de controle da Alemanha e Itália, os elementos chave do segmento terrestre.

Concretamente, a Indra implantou as quatro estações de Telecomando e Telecontrole (TTC) que atualmente encontram-se funcionando. Estas estações monitoram a posição dos satélites em órbita e enviam ordens para o seu controle. Além disso, a empresa também implantou as 10 estações Uplink (ULS) que enviam os dados de navegação e integridade.

Estas estações encontram-se distribuídas ao redor de todo o planeta para assegurar que possam enviar e receber dados de qualquer dos satélites a todo momento, sem importar a posição dos mesmos. Entre outras localidades, foram implantados em Kourou (Guiana Francesa), Kiruna (Suécia), Noumea (Nova Caledônia), Ilha Reunião (território francês) e Svalbard (Noruega).

Além disso, a Indra é responsável pelos computadores centrais e o software de controle e processamento da rede de estações (GSS), que monitoram os sinais enviados pelos satélites Galileo. Estas estações estão implantadas em mais de 15 locais ao redor de todo o planeta.

Para seu perfeito funcionamento, os serviços críticos como a busca e salvamento – um dos primeiros que o Galileo começou a facilitar -, precisam estar disponíveis a todo o momento e ser confiáveis. Futuramente, esse processo será integrado a outros setores como transporte, navegação, segurança das infraestruturas críticas e construção.

Galileo é, até o momento, a iniciativa espacial mais ambicioa impulsionada pela Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia. A Indra participou no desenvolvimento de toda a infraestrutura de terra desde as primeiras fases do projeto. Isso fez com que a Indra tornasse um importante parceiro deste complexo programa .

O conhecimento adquirido pela companhia desde que começou a trabalhar neste programa há mais de uma década situa a Indra em uma posição notável para aproveitar as oportunidades de negócio que surgirão quando o sistema entre em operação e os clientes finais demandem serviços relacionados.